Transtornos Globais do Desenvolvimento e Escolarização: o conhecimento em perspectiva

Carla K. Vasques, Claudio Roberto Baptista

Resumo


O presente artigo aborda a escolarização
de sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) a partir de 107 teses e dissertações produzidas no período entre 2000-2012, das diretrizes
inclusivas e da hermenêutica-filosófica. Considerando os temas abordados, as questões recorrentes, as lacunas e as epistemologias, são analisadas as concepções de TGD, de escola e escolarização. Como resultados: o
incremento dos estudos; a proliferação dos sentidos sobre estes alunos e as possibilidades escolares; a atualização de antigos impasses perante o novo,
o diferente. Se, no âmbito dos princípios, são reconhecidas a igualdade e as diferenças, no âmbito das pesquisas ainda persiste a noção do diferente
como desigual.


Palavras-chave


Educação Especial. Escolarização. Transtornos Globais do Desenvolvimento. Estado do Conhecimento.



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