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Transtornos globais do desenvolvimento e escolarização: o conhecimento em perspectiva

Pervasive developmental disorders and schooling: knowledge in perspective

Resumos

O presente artigo aborda a escolarização de sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) a partir de 107 teses e dissertações produzidas no período entre 2000-2012, das diretrizes inclusivas e da hermenêutica-filosófica. Considerando os temas abordados, as questões recorrentes, as lacunas e as epistemologias, são analisadas as concepções de TGD, de escola e escolarização. Como resultados: o incremento dos estudos; a proliferação dos sentidos sobre estes alunos e as possibilidades escolares; a atualização de antigos impasses perante o novo, o diferente. Se, no âmbito dos princípios, são reconhecidas a igualdade e as diferenças, no âmbito das pesquisas ainda persiste a noção do diferente como desigual.

Educação Especial; Escolarização; Transtornos Globais do Desenvolvimento; Estado do Conhecimento


This article examines the education of subjects with Pervasive Developmental Disorders (PDD) considering 107 theses and dissertations produced between 2000 and 2012, as well as the guidelines for inclusion and the philosophical hermeneutics. The concepts of PDD, school and education are analyzed here considering the subjects under study, the recurring questions, the gaps and the epistemologies. Results obtained include: increased enrollments; the multiplying of meanings regarding these students and the educational possibilities; an update of old dilemmas before the new and the different. If at the level of principles equality and differences are both recognized the notion of different as unequal still remains within the research context.

Special Education; Education; Pervasive Developmental Disorders; State of the Knowledge


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2014

Histórico

  • Recebido
    24 Mar 2014
  • Aceito
    10 Maio 2014
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