Devir-Animal e Educação

Autores

  • Paola Basso Menna Barreto Gomes UFRGS

Palavras-chave:

devir-animal, homem dos lobos, pedagogia da diferença

Resumo

O devir-animal é, entre todos os devires assinalados por Deleuze e Guattari, aquele que mais se aproxima dos humanos. Este breve ensaio tem a intenção de evocar os animais no currículo e os traços bestiais que irrompem no cotidiano das escolas. O intuito é pensar as implicações políticas de uma educação que tende a organizar o animal, domesticá-lo, amordaçá-lo, confiná-lo ou capturá-lo como
objeto de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Basso Menna Barreto Gomes, UFRGS

Artista plástica, licenciada em Educação Artística e aluna do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também participa do Núcleo de Estudos em Mídia, Educação e Subjetividade (NEMES).

Arquivos adicionais

Publicado

2002-12-01

Como Citar

Menna Barreto Gomes, P. B. (2002). Devir-Animal e Educação. Educação & Realidade, 27(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25916

Edição

Seção

Artigos