Alfabetização Rural no Brasil na Perspectiva das Relações Campo-Cidade e de Gênero

Autores

  • Alceu Ravanello Ferraro UFRGS

Palavras-chave:

Alfabetização. Escolarização. Campo-Cidade. Gênero. Brasil.

Resumo

O artigo começa analisando a trajetória da taxa de alfabetização no Brasil através das sucessivas gerações presentes nos censos 2000 e 1950, buscando colocar em evidência tanto o estado e como a dinâmica das desigualdades quanto à alfabetização na perspectiva de sua relação cruzada com campo-cidade e gênero. Busca, então, elementos teóricos de inteligibilidade dessas desigualdades. Os resultados obtidos são: o latifúndio é o principal determinante estrutural do analfabetismo no campo; o analfabetismo está tornando-se numericamente um problema predominantemente urbano; a histórica superioridade masculina quanto à alfabetização e escolarização está cedendo lugar a uma crescente superioridade feminina, tanto no campo como na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alceu Ravanello Ferraro, UFRGS

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, 1969, professor titular aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul. E, a partir de 2010, docente convidado do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Pesquisador do CNPq. Em 1992, por determinação judicial, o sobrenome do autor foi retificado, passando de FERRARI para FERRARO.

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Ferraro, A. R. (2012). Alfabetização Rural no Brasil na Perspectiva das Relações Campo-Cidade e de Gênero. Educação & Realidade, 37(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/17396

Edição

Seção

Artigos