Entre a Inclusão Social e a Integração Curricular: os dilemas políticos e epistemológicos do PROEJA
Palavras-chave:
PROEJA. Inclusão social. Currículo integrado.Resumo
RESUMO - Entre a Inclusão Social e a Integração Curricular: os dilemas políticos e epistemológicos do PROEJA.
O artigo objetiva analisar o contexto político no qual se originou o PROEJA. A recorrência de políticas educacionais, geridas durante décadas sob a ética do mercado e de um modelo de desenvolvimento subalterno aos interesses internacionais, potencializa a dualidade da educação escolar e, ao mesmo tempo, dificulta a emergência de experiências que buscam integrar a formação geral e profissional. No que tange aos dilemas epistemológicos do PROEJA, a análise busca estudar a categoria integração e as possibilidades de organização do currículo integrado, pela mediação de um grupo de professores em formação na confluência dos campos da educação profissional e da EJA. As experiências nos advertem sobre o limite da convivência de projetos múltiplos e heterogêneos em sistemas de ensino deficientes estrutural e pedagogicamente, numa sociedade, como a nossa, que ainda não universalizou a educação básica.
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Publicado
2010-04-20
Como Citar
Ferreira, E. B., & Oliveira, E. C. (2010). Entre a Inclusão Social e a Integração Curricular: os dilemas políticos e epistemológicos do PROEJA. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11024
Edição
Seção
EJA e Educação Profissional