Entre a Inclusão Social e a Integração Curricular: os dilemas políticos e epistemológicos do PROEJA

Autores

  • Eliza Bartolozzi Ferreira Universidade Federal do Espírito Santos
  • Edna Castro Oliveira Universidade Federal do Espírito Santos

Palavras-chave:

PROEJA. Inclusão social. Currículo integrado.

Resumo

RESUMO - Entre a Inclusão Social e a Integração Curricular: os dilemas políticos e epistemológicos do PROEJA.

 

O artigo objetiva analisar o contexto político no qual se originou o PROEJA. A recorrência de políticas educacionais, geridas durante décadas sob a ética do mercado e de um modelo de desenvolvimento subalterno aos interesses internacionais, potencializa a dualidade da educação escolar e, ao mesmo tempo, dificulta a emergência de experiências que buscam integrar a formação geral e profissional. No que tange aos dilemas epistemológicos do PROEJA, a análise busca estudar a categoria integração e as possibilidades de organização do currículo integrado, pela mediação de um grupo de professores em formação na confluência dos campos da educação profissional e da EJA. As experiências nos advertem sobre o limite da convivência de projetos múltiplos e heterogêneos em sistemas de ensino deficientes estrutural e pedagogicamente, numa sociedade, como a nossa, que ainda não universalizou a educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santos

Eliza Bartolozzi Ferreira é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Secretária Adjunta da ANPED (Gestão 2009-2011). Integra o grupo de pesquisa PROEJA/CAPES/SETEC-ES PPGE/CE/UFES/IFES.

E-mail: eliza.bartolozzi@gmail.com

Edna Castro Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santos

Edna Castro Oliveira é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos. É coordenadora geral do grupo de pesquisa PROEJACAPES/SETEC-ES –PPGE/CE/UFES/IFES.

E-mail: oliveiraedna@yahoo.com.br

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-20

Como Citar

Ferreira, E. B., & Oliveira, E. C. (2010). Entre a Inclusão Social e a Integração Curricular: os dilemas políticos e epistemológicos do PROEJA. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11024

Edição

Seção

EJA e Educação Profissional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)