Disputas pelo contexto na história das ideias: Quentin Skinner e o “contextualismo sociológico de vertente marxista”

Autores

  • Bruno Veçozzi Regasson Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Esse trabalho teórico e de revisão bibliográfica objetiva compreender a crítica de Quentin Skinner ao uso da epistemologia marxista no estudo da história das ideias. Para isso, realiza uma análise dos principais fundamentos filosóficos de Skinner - a filosofia da história neoidealista de Collingwood e a filosofia da linguagem pragmática de Wittgenstein e de Austin - e das categorias e noções básicas da concepção materialista histórica. A análise aponta que a divergência fundamental está localizada no contexto dos amplos questionamentos realizados pela virada interpretativa aos pressupostos da filosofia ocidental, na crítica à explicação causal como técnica esgotadora da compreensão histórica e na realocação do interesse historiográfico para a intencionalidade dos agentes, na qual reside a centralidade dos jogos de linguagem e da dimensão ilocucionária dos atos de fala e o contexto linguístico triunfa como objeto sobre o contexto social/material e sobre as suas relações causais com o texto.


Palavras-chave: história das ideias; contextualismo linguístico; Karl Marx; Quentin Skinner.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Veçozzi Regasson, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrando em Sociologia e Ciência Política na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Bolsista CNPq e integra o Núcleo de Estudos do Pensamento Político (NEPP) da UFSC. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Pensamento Político Brasileiro e História do Pensamento Político.

Downloads

Publicado

22-09-2020

Como Citar

REGASSON, B. V. Disputas pelo contexto na história das ideias: Quentin Skinner e o “contextualismo sociológico de vertente marxista”. Revista Contraponto, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/103272. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos