Narrativas do espaço habitado: sensibilidades no estudo dos prédios escolares de Porto Alegre/RS (1940/1980)
Resumo
O presente estudo investiga espaços escolares a partir das narrativas de estudantes de Porto Alegre/RS, no período de 1940 a 1980. Analisaram-se as edificações das seguintes escolas: Colégio Marista Rosário, Colégio Anchieta, Colégio Americano e Colégio Farroupilha. A pesquisa cartografou sensibilidades sobre o espaço vivido pelos estudantes durante a escolarização. Neste estudo, privilegiou-se o exame dos periódicos escolares, fotografias e plantas das edificações, encontrados nas escolas. Além disso, também examinamos o conteúdo discursivo de entrevistas realizadas, tendo como metodologia a História Oral. Para tanto, construíram-se quatro categorias de análise: “O Antigo e o Novo: relações entre os estudantes e os prédios das escolas”; “Entre a vigilância e a diversão: o espaço escolar como elemento curricular”; “A escola como casa: sensações de pertencimento” e, por fim, “A arquitetura escolar e a sensação de liberdade”. Considera-se que os espaços habitados na escola adquirem um lugar de destaque na hora de narrar suas memórias. Estas memórias do espaço habitado trazem evidências para compreender a arquitetura escolar como um elemento central durante a escolarização.
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REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL
QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1
ISSN online: 2236-3459
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