A Matemática na aula, um estudo histórico iconográfico

Autores

  • José Manuel Matos (Portugal) Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Nova de Lisboa http://orcid.org/0000-0003-2809-6561
  • Alexandra Sofia Rodrigues (Portugal) Instituto de Gouveia – Escola Profissional, Gouveia, Portugal and Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento http://orcid.org/0000-0001-9022-4849

Palavras-chave:

aula de matemática, iconografia, cultura da aula, história da educação matemática

Resumo

Estudar historicamente representações de aulas centradas na matemática revela metodologias de ensino subjacentes, teorias de aprendizado e inovações tecnológicas. Este estudo iconográfico baseia-se em imagens de livros didáticos, revistas ou coleções de colecionadores desde os tempos medievais até meados do século XX. Utilizando um paradigma interpretativo, envolvendo pesquisa histórica e documental, buscamos as perspectivas de ensino e aprendizagem de matemática subjacentes a esses dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Manuel Matos (Portugal), Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Nova de Lisboa

Licenciatura em Física-Matemática na Universidade de Lisboa, Mestrado em Educação Matemática na Boston University, Doutoramento na The University of Georgia. Atualmente professor na Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF

Alexandra Sofia Rodrigues (Portugal), Instituto de Gouveia – Escola Profissional, Gouveia, Portugal and Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento

Licenciatura em Ensino da Matemática na Universidade de Coimbra, Mestrado em Matemática na Universidade da Beira Interior, Doutoramento em Educação Matemática  na Universidade da Beira Interior. Professora e investigador na área de Educação Matemática atualmente Coordenadora Pedagógica do Instituto Gouveia

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Matos (Portugal), J. M., & Rodrigues (Portugal), A. S. (2020). A Matemática na aula, um estudo histórico iconográfico. Revista História Da Educação, 24, e99597. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/99597

Edição

Seção

Dossiê " História da Educação Matemática"