Práticas do ensino de música e canto orfeônico no Ginásio Paranaense (1931-1961)

Autores

Palavras-chave:

história da educação, educação musical, escola secundária.

Resumo

Entre os anos de 1931 e 1961, a disciplina de música e canto orfeônico passou a ser adotada oficialmente nos currículos das escolas ginasiais brasileiras. Utilizando fontes encontradas em relatórios nos arquivos do Colégio Estadual do Paraná, são investigadas as práticas relacionadas ao ensino de música e canto orfeônico no Ginásio Paranaense entre os anos de 1931 a 1961.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Lemos Junior (Brasil), IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutor em Educação pela PUC-PR. Professor do IFPR - Campus Curitiba (Instituto Federal do Paraná). Professor permanente do PROFEPT -Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. 

Doutor em Educação pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Mestre em Educação pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Professor do IFPR (Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba). Desenvolve pesquisas na linha de História e Políticas da Educação, em especial sobre a história do ensino de música e sobre a história da educação profissional no Brasil. Líder do grupo de pesquisa certificado pelo IFPR: História e Políticas da Educação Profissional, no qual investiga as origens do IFPR. Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Música pela FAP (Faculdade de Artes do Paraná). Professor permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, instituição associada IFPR. Autor do livro História da Formação de Professores de Música: o contexto paranaense, publicado pela editora Appris. Atua como músico (contrabaixo acústico) e compositor em projetos autorais desenvolvidos na cidade de Curitiba.

Downloads

Publicado

2020-10-13

Como Citar

Lemos Junior (Brasil), W. (2020). Práticas do ensino de música e canto orfeônico no Ginásio Paranaense (1931-1961). Revista História Da Educação, 24, e98235. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/98235

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo