Eu te dedico: História, educação e sensibilidades nas dedicatórias de livros de um professor catarinense (1940-1980)
Resumo
O artigo objetiva inventariar e analisar dedicatórias que se encontram em livros pertencentes ao professor catarinense Victor Márcio Konder (1920-2005) cuja biblioteca pessoal encontra-se preservada no Instituto de Investigação e Documentação em Ciências Humanas (IDCH) ligado à UDESC/SC/Brasil. A análise destaca as dedicatórias como indicativas de circuitos de sociabilidades e como modo de identificar circulação, posse e consumo de livros. As dedicatórias são tratadas como atos de linguagem que extrapolam a função comunicativa e conectam-se às intenções dos sujeitos de atribuir autoridade ao que escrevem, produzir sensibilidades em seus interlocutores e, assim, criar fronteiras simbólicas de integração pessoal e afetiva. O estudo dialoga com as bibliotecas pessoais como patrimônios históricos-educativos e registram-se imagens fotográficas de modo a amparar visivelmente o trabalho desenvolvido.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
====================================================================
REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL
QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1
ISSN online: 2236-3459
E-mail: rhe.asphe@gmail.com
REDES SOCIAIS / SOCIAL NETWORKS
INDEXADORES / INDEXERS
PATROCINADORES E APOIADORES / SPONSORS AND SUPPORTERS
AGÊNCIAS DE FOMENTO / DEVELOPMENT AGENCIES