Estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014): História da educação de crianças e jovens negros(as)

Authors

Keywords:

História da Educação da População Negra, História da Educação, História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

Abstract

A Categoria “História da Educação da População Negra” da pesquisa “Educação e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte” (2018) abrangeu a análise de 35 teses e dissertações. Neste artigo serão examinados os pormenores das 17 pesquisas agrupadas na subcategoria “Educação de crianças e jovens negros(as)”. Observou-se que a temática da História da Educação da População Negra é uma área em construção, mas em expansão, apesar da necessidade de um número maior de pesquisas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcelo Pagliosa Carvalho (Brasil), Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Graduado em História (2000), Mestre (2006) e Doutor (2011) em Educação pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutoramento em História da África na Universidade de Lisboa (2017). É Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Idealizador e docente da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA, curso pioneiro no país. Contato: marcelo.pagliosa@yahoo.com.br.

Published

2020-10-13

How to Cite

Carvalho (Brasil), M. P. (2020). Estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014): História da educação de crianças e jovens negros(as). History of Education Journal, 24, e97754. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/97754

Issue

Section

Artigo / Article / Artículo