As ideias de Durkheim nos manuais de História da Educação: cientificidade e moralidade laica na vida social e na escola

Autores

Palavras-chave:

História, Educação, Formação, Disciplina, Manual, Ensino, Durkheim

Resumo

Análise das ideias de Durkheim contidas em manuais de História da Educação, com autores estrangeiros, publicados no Brasil entre 1939 e 2010. Partiu-se de Fernandes (1994), Pickering (2008) e Weiss (2009). Percebeu-se que alguns manuais, apesar de não terem mencionado Durkheim diretamente, abordaram ideias próximas de seu pensamento. Os demais, que foram maioria, mencionaram Durkheim em intensidades diferentes. Neles, Durkheim foi tomado simultaneamente como fonte de informações e de análises, mas, também como portador de uma perspectiva original e influente de educação, a pedagogia sociológica. Além disso, foi possível perceber a existência de críticas a seu pensamento, provenientes, sobretudo, dos autores de manuais vinculados ao campo católico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiene Nogueira da Silva, Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação, com período sanduíche realizado no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris, França). Estágio de pós-doutorado concluído na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. E-mail: katiene@usp.br

Giseli Cristina do Vale Gatti, Universidade de Uberaba

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Doutora em Educação, com estágio de pós-doutorado concluído, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Beneficiária do Edital Universal do Cnpq e da Fapemig. E-mail: giseli.vale.gatti@gmail.com

Referências

CAMBI, F. (1999). História da Pedagogia. Tradução Álvaro Lorencini (Encyclopaidéia). Editora UNESP: São Paulo. 701p.

CATANI, A.M.; CATANI, D.B.; PEREIRA, G.R.M. (2001). As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, através de periódicos da área. Revista Brasileira de Educação, Mai.-Ago. n.17, 63-85.

CHARTIER, R (1991). O mundo como representação. Tradução de Andrea Daher e Zenir Campos Reis. Estudos Avançados, v.5, n.11, Abril. p.173-191.

DEBESSE, M. & MIALERET, G. (1974-7). Tratado de Ciências Pedagógicas. História da Pedagogia (v.2). Tradução Carlos Rizzi, Luiz Damasco Penna e J.B. Damasco Penna. Biblioteca Pedagógica Brasileira. Série 3ª. Atualidades Pedagógicas, v.114. São Paulo: Companhia Editora Nacional; São Paulo: Edusp. 559p.

DURKHEIM, E. (2012). Educação Moral. Tradução Raquel Weiss. 2ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes. 270p.

DURKHEIM, E. (1978). Educação e Sociologia. Tradução Manuel Bergson Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos.

DURKHEIM, E. (1995). A Evolução Pedagógica. 2ª. reimp. Porto Alegre: Artes Médicas. 325p.

EBY, F. (1970). História da Educação Moderna: teoria, organização e práticas educacionais (séc. XVI - séc. XX). 1ª. ed, 2ª. impressão. Tradução de Maria Angela Vinagre de Almeida, Nelly Aleotti Maia e Malvina Cohen Zaide. Editora Globo: Porto Alegre. 633p.

FERNANDES, H.R. (1994) Sintoma social dominante e moralização infantil. São Paulo: Edusp/Escuta.

FÉTIZON, B.A.M. (1986). Subsídios para o estudo da Universidade de São Paulo. Tese de Doutorado. Feusp.

GAL, R. (1954). História da Educação. Tradução Lívio Xavier. Coleção “Saber Atual”. São Paulo: Difusão Européia do Livro: São Paulo. 151p.

GATTI JR., D. (2011). Intelectuais e circulação internacional de idéias na construção da disciplina História da Educação no Brasil (1955-2008). In: CARVALHO, M.M.C.; GATTI JR., D. (Orgs.). O Ensino de História da Educação (Coleção Horizontes da Pesquisa em História da Educação no Brasil, v.6). Espírito Santo: Edufes; Curitiba: SBHE. pp. 47-93.

GAUTHIER, C. & TARDIF, M. (2010). A pedagogia. Teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Tradução: Lucy Magalhães. Petrópolis/RJ: Editora Vozes.

HUBERT, R. (1957). História da Pedagogia. Tradução e notas de Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. Biblioteca Pedagógica Brasileira. Série 3ª. Atualidades Pedagógicas, v.66. Companhia Editora Nacional: São Paulo. 406p.

LARROYO, F. (1970). História Geral da Pedagogia (II Tomos, Tomo II, com apêndice sobre a Pedagogia no Brasil de Célio Cunha). 1ª. ed. Editora Mestre Jou: São Paulo. 1000 p.

LUZURIAGA, L. (1963). História da Educação e da Pedagogia. 2ª. ed. (inteiramente revista) Tradução e notas de Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. Biblioteca Pedagógica Brasileira. Série 3ª. Atualidades Pedagógicas, v. 59. Companhia Editora Nacional: São Paulo. 281p.

MANACORDA, M.A. (1989). História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. Cortez Editora: São Paulo. 382p.

MONROE, P. (1946). História da Educação. 2.ed. Tradução Nelson Cunha de Azevedo. Biblioteca Pedagógica Brasileira. Série 3ª. Atualidades Pedagógicas, v. 34. Companhia Editora Nacional: São Paulo. 463p.

PALLARDY, R. (2010). Junior college. Britannica Online Encyclopedia Disponível em: https://www.britannica.com/topic/junior-college. Acesso em 30 mar. 2019.

PICKERING, W. (2008). Émile Durkheim (1858-1917). In: PALMER, J.A. (Org.). 50 Grandes Educadores: de Confúcio a Dewey. São Paulo: Contexto. pp. 202-207.

PONCE, A. (2005). Educação e Luta de Classes Tradução José Severo de Camargo Pereira. Editôra Cortez: São Paulo. 198p.

RIBOULET, L. (1951). História da Pedagogia (4v.). Tradução Justino Mendes. São Paulo: Editôra Coleção F.T.D. Ltda. 858p.

ROBALLO, R.O.B. (2011). O manual “Brief Course in the History of Education” do professor norte-americano Paul Monroe: subsídio para os processos de formação de professores a partir de 1930 no Brasil. X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Curitiba: PUC-PR. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2011/4617_2453.pdf Acesso em 19 mar. 2019.

SILVA, K.N. (2018). Do controle das paixões à maestria de si: um estudo das práticas e das representações de moralização na escola pública paulista. Curitiba: Editora CRV.

TANNER, F.W. (1978). Frederick Eby. In: OHLES, J.F. Biographical Dictionary of American Educators. Greenwood Press: West Point/Connecticut. pp.417-418. Disponível em https://books.google.com.br. Acesso em 30 mar. 2019.

TOLEDO, M.R.A. (2007). Circulação de modelos de leitura para professores: a Atualidades Pedagógicas e a Biblioteca Museu do Ensino Primário. In: 30ª. REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Disponível em http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt02-3621-int.pdf Acesso 25 mar. 2019. 15p.

WARDE, M.J. (1998). Lorenzo Luzuriaga entre nós. In: SOUZA, C.P.; CATANI, D.B. (Orgs.). Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo: Escrituras. pp. 71-82.

WEISS, R. (2009). A concepção de educação de Durkheim como chave para a passagem entre positivo e normativo. In: MASSELLA, A. et alii (Orgs.). Durkheim: 150 Anos. Belo Horizonte: Argvmentvm. pp. 169-189.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

da Silva, K. N., & Gatti, G. C. do V. (2019). As ideias de Durkheim nos manuais de História da Educação: cientificidade e moralidade laica na vida social e na escola. Revista História Da Educação, e93211. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/93211

Edição

Seção

Dossiê "Manuais disciplinares, discursos pedagógicos e formação de professores (Séculos XIX e XX)"