A medicalização da Pedagogia: discursos médicos na construção do discurso pedagógico e nos manuais de formação de professores em Portugal (Séculos XIX-XX)

Autores

Palavras-chave:

História da Educação, Pedagogia, Medicalização, Manuais de Ensino, Formação Docente

Resumo

O artigo constitui um ensaio, onde se procura problematizar as modalidades através das quais o discurso médico foi incorporado no discurso pedagógico, naturalizando-o, no período que decorre entre o final do século XIX e as três décadas iniciais do século XX, em Portugal. Do ponto de vista empírico, recorre a pesquisas realizadas previamente, individualmente ou em colaboração com outros pesquisadores. Pretende abrir pistas para discussão da Escola e do seu papel nas transformações sociais atuais, buscando desocultar as modalidades de apagamento dos factores sociais, culturais e políticos que intervêm historicamente nos desafios da problemática educativa escolar.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Correia (Portugal), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutor em Ciências da Educação, na especialidade de História da Educação, pela Universidade de Lisboa. E-mail: correiaantonio57@gmail.com

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Correia (Portugal), A. C. (2019). A medicalização da Pedagogia: discursos médicos na construção do discurso pedagógico e nos manuais de formação de professores em Portugal (Séculos XIX-XX). Revista História Da Educação, e93209. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/93209

Edição

Seção

Dossiê "Manuais disciplinares, discursos pedagógicos e formação de professores (Séculos XIX e XX)"