Os temas da evolução e do progresso nos discursos da Psicologia educacional e da História da Educação

Autores

Palavras-chave:

Evolucionismo, Psicologia Educacional, História da Educação, Manuais de Ensino, Formação Docente.

Resumo

O artigo consiste em uma análise de um conjunto de manuais de psicologia educacional e história da educação  destinados à formação docente, cujo objetivo é identificar as aproximações e os distanciamentos entre essas disciplinas no que se refere à presença dos temas da evolução e do progresso. A análise incide sobre manuais publicados no Brasil entre 1934 e 1972 e inspira-se nos escritos de Foucault sobre a análise do discurso. Nos manuais dessas disciplinas, observou-se a recorrência da associação entre odesenvolvimento da criança e do progresso social, frequentemente descritos à luz da teoria da recapitulação. Essa teoria não foi, contudo, objeto de consenso, mas constituiu foco de controvérsia, representando um aspecto do debate entre educadores escolanovistas e católicos no período considerado.

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Biografia do Autor

Ana Laura Godinho Lima (Brasil), Universidade de São Paulo.

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela FEUSP, com estágio de pesquisa realizado na Universidade de Wisconsin-Madison. E-mail: alglima@usp.br

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Publicado

2019-10-21

Como Citar

Lima (Brasil), A. L. G. (2019). Os temas da evolução e do progresso nos discursos da Psicologia educacional e da História da Educação. Revista História Da Educação, e93208. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/93208

Edição

Seção

Dossiê "Manuais disciplinares, discursos pedagógicos e formação de professores (Séculos XIX e XX)"