“Una società senza scuola è un corpo senz’anima”: As escolas italianas de Pelotas/RS mantidas pelas sociedades de mútuo socorro no século XIX

Autores

  • Renata Brião de Castro (Brasil) Universidade Federal de Pelotas/Doutoranda em Educação http://orcid.org/0000-0002-5724-6621
  • Alberto Barausse (Itália) Università degli Studi del Molise/Professor titular da Università degli studi del molise. Doutor em educação. http://orcid.org/0000-0002-8326-046X

Palavras-chave:

imigração, sociedades italianas, escolas italianas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as escolas italianas existentes no município de Pelotas (RS), assim como sublinhar, ainda que brevemente, a imigração italiana no município. Para tanto, utilizam-se, como fontes, especialmente, documentos consulares, notícias de periódicos locais e o relatório do viajante Ullrich. O recorte da pesquisa está delimitado pelos documentos pesquisados, a saber, o final do século XIX. No andamento da pesquisa percebeu-se a relação existente entre as escolas e as sociedades italianas de Pelotas, assim como o tensionamento existente dentro das sociedades.

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Biografia do Autor

Renata Brião de Castro (Brasil), Universidade Federal de Pelotas/Doutoranda em Educação

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel), com período de Doutorado Sanduíche na Università degli Studi del Molise (Itália). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas 2017. Durante esse período foi bolsista CAPES. Possui graduação em Bacharelado em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas - 2014. Membro do grupo de pesquisa : Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE). Atua principalmente nos seguintes temas: história da educação, imigração italiana e escolarização, escolas italianas, escolas étnicas, escolas rurais, acervos, memória, museu de colônia, educação para o patrimônio, centros de documentação.

Alberto Barausse (Itália), Università degli Studi del Molise/Professor titular da Università degli studi del molise. Doutor em educação.

Professor titular da História da escola e instituições educativas na l’Università degli Studi del Molise. Ele, também, é professor visitante na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e bolsista (pós-doc) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui doutorado em Educação - Universitá Cattolica del Sacro Cuore (1998). Suas principais áreas de pesquisa estão relacionadas à história dos sistemas educacionais e livros didáticos na Itália nos séculos XIX e XX, a história das culturas escolares e do patrimônio histórico educativo, à história dos processos de escolarização no Brasil contemporâneo com um foco específico sobre escolas étnicas italianas. Atualmente dirige o Centro di documentazione e ricerca sulla storia delle istituzioni scolastiche, del libro per la scuola e la letteratura per l’infanzia e del Museo della scuola e dell’educazione popolare (Musep) dell’Università degli Studi del Molise.

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Publicado

2020-01-21

Como Citar

Castro (Brasil), R. B. de, & Barausse (Itália), A. (2020). “Una società senza scuola è un corpo senz’anima”: As escolas italianas de Pelotas/RS mantidas pelas sociedades de mútuo socorro no século XIX. Revista História Da Educação, 24, e92488. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/92488

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo