A escola étnica na cidade de São Paulo e os primeiros tons de uma identidade italiana (1887-1912)
Resumo
O objetivo deste artigo é compreender a organização das escolas étnicas italianas estabelecidas na cidade de São Paulo como espaços de constituição de uma identidade nacional, uma italianidade. Para a construção do texto procedeu-se à análise documental de fontes, como estatutos, normas e programas para o funcionamento das escolas italianas; documentos do Ministério das Relações Exteriores da Itália; Anuários das escolas italianas no exterior; ordenamentos legais; jornais, livros, dentre outros. Os limites temporais referem-se ao período demarcado, de um lado, pela criação das escolas, e de outro pela produção de documentação normativa. Recorreu-se à categoria etnia como pilar de sustentação da análise empreendida.
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REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL
QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1
ISSN online: 2236-3459
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