Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973)

Autores

Resumo

Este artigo aborda como era tematizada e representada a formação de profissionais especializados para a educação de excepcionais, sob o influxo da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes), entre as décadas de 1960 e 1970, no Brasil, a partir da perspectiva historiográfica da Nova História Cultural. Para tanto, recorreu-se, como fonte de pesquisa, ao impresso periódico Mensagem da Apae, publicação oficial da Fenapaes, em seus primeiros dez anos de existência (1963-1973). Pôde-se concluir que a Fenapaes e suas filiadas buscaram (con)formar, mediante anúncios de cursos divulgados no impresso, um modelo de docente e de técnicos especializados na educação de excepcionais segundo a racionalidade instrumental em vigor naquele período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovani Ferreira Bezerra (Brasil), UFMS/UFGD

Doutor  em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e professor  na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí.  Colíder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Desenvolvimento e Inclusão (GEPEDHI). Pesquisador na área de Educação  Especial e suas interfaces com a História da Educação. 

Alessandra Cristina Furtado (Brasil), UFGD

Doutora em Educação e professora do programa de pós-gradualção em Educação da UFGD.

Downloads

Publicado

2020-01-21

Como Citar

Bezerra (Brasil), G. F., & Furtado (Brasil), A. C. (2020). Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973). Revista História Da Educação, 24, e88388. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/88388

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo