Tatu Magazine: os modos de ser e fazer do Repositório Digital Tatu

Alessandro Carvalho Bica (Brasil), Tobias de Medeiros Rodrigues (Brasil), Simôni Costa Monteiro Gervasio (Brasil)

Resumo


O trabalho desenvolvido pelo Repositório Digital Tatu se inscreve entre as iniciativas que visam colaborar para a preservação e divulgação de acervos relacionados à História da Educação, caracterizando-se como uma ferramenta de aproximação entre os documentos e historiadores interessados em pesquisar, produzir conhecimento e colaborar para o fortalecimento da educação, da cultura e da justiça social por meio da compreensão de fatos e acontecimentos do passado no tempo presente. Todo o trabalho desenvolvido possui um caráter inovador, pela proposta e pelas ferramentas que utiliza, e também interdisciplinar, pois necessita de conhecimentos de áreas distintas e específicas  para que possa se concretizar.

Porém, mesmo que com objetivos e perspectivas de trabalho bastante definidas, o Repositório Digital Tatu é um projeto em construção e, neste sentido, muitos dos seus processos e organização estão sendo definidos na medida em que surgem novas demandas. Este foi o caso da Tatu Maganize, documento explorado nessa sessão e elaborado a partir da percepção pela necessidade de produzir um material que contivesse todo o procedimento de triagem, catalogação, limpeza, digitalização e publicação dos acervos que fazem parte do Repositório.

Assim, buscou-se elaborar uma espécie de manual para consultas, com informações básicas e o histórico do site para que, tanto os bolsistas que integram o projeto, como outros pesquisadores interessados em entender a lógica do funcionamento do Repositório, pudessem consultar e ter acesso ao detalhamento sobre como o trabalho é desenvolvido. Na concepção do material, além do conteúdo, que considera pressupostos sobre o manuseio e problematização de fontes documentais relacionadas à história da educação, foram considerados aspectos relacionados com a concepção visual, uma vez que havia a intenção de produzir um material atrativo e de designer amigável, seguindo a lógica e proposta do Repositório Digital Tatu.

Neste sentido, como bem diz o editorial da Tatu Magazine, a primeira edição da revista contém o modus operandi do Repositório Digital Tatu, aproximando-se de um manual de instruções sobre o trabalho que, a partir da Tatu Magazine, torna-se disponível de ser replicado por outros grupos interessados em juntar-se aos esforços pela preservação e divulgação de acervos por meio da internet.

A expectativa é que novos números da Tatu Magazine possam ser publicados no decorrer do trabalho que vem sendo desenvolvido, com o objetivo, novamente, de normatizar os procedimentos e servir de subsídio de informações.

A Tatu Magazine está disponível para acesso e donwload no site do Repositório Digital Tatu por meio do link http://sistemas.bage.unipampa.edu.br/tatu/index.php/2018/10/21/tatu-magazine.


Palavras-chave


História da Educação, Acervos Históricos;Repositório Digital

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Vivian Galdino. A experiência de criação de um repositório digital como fonte de pesquisa para história da educação de Bananeiras. Revista de História e Historiografia da Educação, v. 1, n. 2, p. 266-284, 2017.

ARELLANO, Miguel Angel. Preservação de documentos digitais. Ciência da Informação, v. 33, n. 2, p. 15-27, 2004.

IVASHITA, Simone Burioli. Fontes para a história da educação: a importância dos arquivos. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED, 10., 2014, Florianópolis-SC. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2014. p. 1-18.

RODRÍGUES, Margarita Victoria. Pesquisa histórica: o trabalho com fontes documentais. In: COSTA, Célio Juvenal; MELO, Joaquim José Pereira, FABIANO, Luiz Hermenegildo (org.). Fontes e métodos em história da educação. Dourados: Ed. UFGD, 2010. p. 35-48.

SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. In: LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Fontes, história e historiografia da educação. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 01-12.

UNIPAMPA. Repositório Digital Tatu. Disponível em: http://sistemas.bage.unipampa.edu.br/tatu/. Acesso em: 19 nov. 2018.

VIDAL, Diana. Gonçalves. O livro e a biblioteca, o documento e o arquivo na era digital. História da Educação, v. 6, n. 11, p. 1-11, 2002.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Documentos escolares: impactos das novas tecnologias. História da Educação, v. 6, n. 11, p. 1-20, 2002.

ZUCATTO, Andreza Caroline Possenti; RIBEIRO JÚNIOR, Divino Ignacio. Bibliotecas e repositórios digitais: reflexões, tecnologias e aplicações. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Belo Horizonte: SNBU, 2014. p. 1-20.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



====================================================================

REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

Facebook RHE

Twitter RHE 

Google + (Plus) 

Academia RHE

Linkedin RHE


INDEXADORES / INDEXERS

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

Dialnet - Fundación Dialnet

Doaj - Directory of Open Access Journals

Educ@ Scielo FCC - Indexador online de periódicos na área da Educação

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Electronic Journals Library)

Google Acadêmico - Google Scholar

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura - Biblioteca Digital

Periódicos Capes - Portal de Periódicos Capes / MEC

PKP - Public Knowledge Project

Qualis Periódicos - Plataforma Sucupira

Redalyc - Sistema de Información Científica Redalyc / Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

Redib - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Scielo - Scientific Electronic Library Online

Scopus - Abstract and citation database of peer-reviewed literature: scientific journals, books and conference proceedings

SJR - Scimago Journal & Country Ranking

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

 

PATROCINADORES / SPONSORS

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Universidade de Caxias do Sul - UCS

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes