A Gramática das Criancinhas: um projeto inovador da educadora portuguesa Virgínia Gersão

Autores

  • Sónia Coelho (Portugal) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
  • Susana Fontes (Portugal) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Palavras-chave:

Educação, ensino gramatical, estratégias didáticas

Resumo

No presente artigo, temos como objetivo dar a conhecer e analisar A gramática das criancinhas (1921), uma obra redigida pela então professora portuguesa Virgínia Faria Gersão (1896-1974), para o ensino da gramática nos primeiros anos escolares. A abordagem bastante original que a autora confere ao texto faz desta obra um documento de elevado interesse para a história do ensino gramatical em Portugal. Nesta investigação, é nosso objetivo levar a cabo uma análise das estratégias usadas pela autora na explicação dos conteúdos gramaticais, criadas com o propósito de facilitar a aprendizagem dos alunos. O nosso estudo permite-nos concluir que o seu pensamento pedagógico faz eco das principais correntes da época, revelando ainda pertinência na atualidade.

 

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Biografia do Autor

Sónia Coelho (Portugal), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Professora Auxiliar do Departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal; doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Susana Fontes (Portugal), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutorada em Linguística portuguesa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Publicado

2019-08-17

Como Citar

Coelho (Portugal), S., & Fontes (Portugal), S. (2019). A Gramática das Criancinhas: um projeto inovador da educadora portuguesa Virgínia Gersão. Revista História Da Educação, e87497. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/87497

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo