Poema pedagógico: sociabilidades e retórica na edificação da pedagogia de Anton Makarenko

Autores

  • Cristiane Fernanda Xavier (Brasil) Universidade Federal de Alfenas http://orcid.org/0000-0001-6361-4657
  • Marcelo Hornos Steffens (Brasil) Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

História dos intelectuais, narrativas memorialísticas, história da União Soviética

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o processo de edificação, validação e circulação da pedagogia de Anton Makarenko no contexto da Rússia pós-revolução. Por meio do exame da retórica e das sociabilidades intelectuais construídas e mobilizadas por Makarenko na produção e divulgação da sua obra Poema Pedagógico é possível verificar que o autor se esforçou para construir a ideia de uma conexão desinteressada com Máximo Gorki - figura central na promoção da sua obra - e de que a sua pedagogia fora desenvolvida à margem do oficial. Paradoxalmente, Poema Pedagógico se apresenta vinculada ao projeto revolucionário soviético na mesma medida em que buscou atender aos requisitos de uma literatura soviética nos moldes propostos pelo próprio Gorki.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Fernanda Xavier (Brasil), Universidade Federal de Alfenas

Universidade Federal de Alfenas

Programa de Pós-Graduação em Educação

Instituto de Ciências Humanas e Letras

Departamento de Ciências Humanas

Marcelo Hornos Steffens (Brasil), Universidade Federal de Alfenas

Universidade Federal de Alfenas

Instituto de Ciências Humanas e Letras

Departamento de Ciências Humanas

Downloads

Publicado

2019-08-17

Como Citar

Xavier (Brasil), C. F., & Steffens (Brasil), M. H. (2019). Poema pedagógico: sociabilidades e retórica na edificação da pedagogia de Anton Makarenko. Revista História Da Educação, e87461. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/87461

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo