“Contra o terrível mal do analfabetismo”: Escopo e raio de ação do jornal “A Escola” (1918-1920).

Autores

  • Maria Alda Pinto Soares (Brasil) Universidade Federal do Piauí (Mestrado) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Professora)
  • Maria Do Amparo Borges Ferro (Brasil) Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

História da Educação, Externato Codoense, Imprensa escolar.

Resumo

A Nova História Cultural inaugura aspectos investigativos de várias áreas do conhecimento a partir de fontes ligadas à imprensa. Na História da Educação, passaram a ser analisados os jornais, boletins, revistas, cartilhas, entre outros materiais considerados de ordem pedagógica. Deste modo, o presente artigo, apoiando-se na vertente teórica citada e tendo como fonte principal o primeiro jornal escolar da cidade de Codó, estado do Maranhão, analisa as mensagens que têm como foco o combate ao analfabetismo e a valorização da instrução escolar, publicadas no jornal “A Escola” no período de 1918 a 1920. Ainda, discute a imprensa como instrumento estratégico educacional e apresenta a origem, materialidade e instância educativa do periódico em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alda Pinto Soares (Brasil), Universidade Federal do Piauí (Mestrado) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Professora)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de Educação, História e Memória da Universidade Federal do Piauí (NEHME/UFPI). Professora da área de Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA (2016).Graduada em Licenciatura em Ciências Humanas/História pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2015) e Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Faculdade Latino-Americana de Educação- FLATED (2013). Membro efettivo do Insituto Histórico Geográfico do Codó. Possui experiência em sala de aula e Supervisão Pedagógica. É pesquisadora sobre a História da Educação no município de Codó.

Maria Do Amparo Borges Ferro (Brasil), Universidade Federal do Piauí

Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1971), mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Piauí.Já exerceu funçao de membro de conselho Ad Hoc do GT História da Educação da (ANPED) Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (2003-2005) , da diretoria regional Nordeste (1999-2001) e do Conselho fiscal (2001-2003) da (SBHE) Sociedade Brasileira de História da Educação da qual é fundadora. Participação em comissões organizadoras e comitês científicos de eventos nacionais e internacionais na área. Foi Membro do Conselho Consultivo da Revista Brasileira de História da Educação (2000-2009).Ganhadora do Prêmio Grandes Educadores Brasileiros 1984-MEC-INEP e do Concurso de Monografias sobre Educação Prioridade Nacional do CRUB – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 1983.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente no seguinte tema: Educação, História e Memória. È professora e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI . É Vice-Diretora do Centro de Ciências da Educação da UFPI. Tem participação como organizadora e /ou com apresentação de trabalhos em eventos regionais, nacionais e internacionais na área. Tem produzido artigos em obras coletivas e é autora do livro Educação e sociedade no Piauí Republicano. Coordena o Grupo de Pesquisa NEHME- Núcleo de Educação, História e Memória. 

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Pinto Soares (Brasil), M. A., & Borges Ferro (Brasil), M. D. A. (2019). “Contra o terrível mal do analfabetismo”: Escopo e raio de ação do jornal “A Escola” (1918-1920). Revista História Da Educação, e87031. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/87031

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo