O grande terremoto de Lisboa e a irrupção de uma nova ordem socioeducativa

Autores

Palavras-chave:

terremoto de 1755, população, governamento, educação.

Resumo

O presente artigo, lastreado por algumas noções teóricas legadas por Michel Foucault, devota-se a descrever e analisar a emergência de uma nova ordem social em Portugal após o terremoto de 1775, responsável pela reconfiguração do nexo poder-saber-verdade que havia pautado os modos de existência até então. A argumentação mobiliza um conjunto de documentos da época, por meio dos quais é possível testemunhar a constituição de uma nova arte de governar apoiada em estratégias educativas dos viventes. Assim, a ideia de população desponta como elemento central de um tipo de governamento operado, entre outras iniciativas, pela propagação de uma racionalidade de base científica.

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Biografia do Autor

Gisela Maria do Val (Brasil), USP - Faculdade de Educação

Doutora em educação pela FEUSP

Julio Groppa Aquino (Brasil), USP - Faculdade de Educação

Professor Titular da FEUSP.

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

Val (Brasil), G. M. do, & Groppa Aquino (Brasil), J. (2019). O grande terremoto de Lisboa e a irrupção de uma nova ordem socioeducativa. Revista História Da Educação, e85688. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/85688

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Seção

Artigo / Article / Artículo