Pedagogia do Oprimido como referência: 50 anos de dados geohistóricos (1968-2017) E o perfil de seu leitor

Autores

  • Otacilio Antunes Santana (Brasil) Universidade Federal de Pernambuco Centro de Biociências Metrado em Ensino das Ciêncais Ambientais www.ufpe.br/profciamb Departamento de Biofísica e Radiobiologia www.ufpe.br/dbr http://orcid.org/0000-0002-4294-1226
  • Susana Carvalho de Souza (Brasil) Universidade Federal de Pernambuco Centro de Biociências Departamento de Micologia http://orcid.org/0000-0002-0096-0752

Palavras-chave:

libertação, consciência de classe, bibliometria

Resumo

Após cinquenta anos da publicação do livro Pedagogia do Oprimido, surge a demanda em refazer os caminhos da sua apropriação como referência (citação e leitura), para se analisar até que ponto a tentativa de banir o livro Pedagogia do Oprimido, e por consequência, seu autor, deu certo (Hipótese 1). Outro tópico que foi verificado foi se os pesquisadores que mais referenciaram o livro, são daqueles países ditos colonizados-dependentes (Hipótese 2) e se o perfil dos leitores do livro foram os que teoricamente estavam sob opressão (Hipótese 3). A intenção desse texto não foi fazer uma discussão ou interpretação contextual, epistemológica e ontológica do conteúdo do livro, a intenção foi focar na análise bibliométrica geohistórica e no perfil dos leitores.

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Biografia do Autor

Otacilio Antunes Santana (Brasil), Universidade Federal de Pernambuco Centro de Biociências Metrado em Ensino das Ciêncais Ambientais www.ufpe.br/profciamb Departamento de Biofísica e Radiobiologia www.ufpe.br/dbr

Licenciado e Bacharelado em Biologia (PUC-GO), Mestre e Doutor em Ciências Florestais (UnB), atualmente Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco e membro permanente do Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB-UFPE).

Susana Carvalho de Souza (Brasil), Universidade Federal de Pernambuco Centro de Biociências Departamento de Micologia

Licenciada em Biologia (UFPE), Especialista em Psicologia Escolar (UFPE), e Mestranda em Ensino de Ciências Ambientais (UFPE). Atualmente é Técnica para Assuntos Educacionais (TAE) da UFPE.

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Publicado

2019-08-17

Como Citar

Santana (Brasil), O. A., & Souza (Brasil), S. C. de. (2019). Pedagogia do Oprimido como referência: 50 anos de dados geohistóricos (1968-2017) E o perfil de seu leitor. Revista História Da Educação, e83258. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/83528

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo