América Latina e Abya Yala no ensino de história espanhol: o “descobrimento”, a conquista e as controvérsias da leyenda negra

Autores

Palavras-chave:

Descobrimento, América Latina, Abya Yala

Resumo

O trabalho explicita as representações contemporâneas da História da América no ensino de História na Espanha. Explicita e problematiza as configurações textuais e iconográficas que pretendem ensinar uma história do “descobrimento”, da conquista e da colonização da América. Usou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica e de campo, com técnica de fichamento e observações analíticas de obras historiográficas contemporâneas, livros didáticos e lugares de memória (museus e monumentos históricos). Em relação aos manuais didáticos, foram selecionados e analisados 18 livros de ensino de História editados por seis editoras no período de 2000 a 2015. Analisou-se a história do “descobrimento” e da colonização na perspectiva teórica da decolonialidade (DUSSEL, 1994, LANDER, 2005; MIGNOLO, 2007).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Renato Carola (Brasil), UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em História pela USP; Professor vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e ao Curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Rafael Valls Montés (Espanha), Universidade de Valência - Espanha

Professor do Departamento de Didática das Ciências Experimentals e Socials da Faculdade de Educação da Universidade de Valência, Espanha.

Downloads

Publicado

2019-08-17

Como Citar

Carola (Brasil), C. R., & Montés (Espanha), R. V. (2019). América Latina e Abya Yala no ensino de história espanhol: o “descobrimento”, a conquista e as controvérsias da leyenda negra. Revista História Da Educação, e82571. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/82571

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo