Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar Aritmética de modo intuitivo (final do século XIX)

Marcus Aldenisson Oliveira (Brasil)

Resumo


Este artigo apresenta resultados de pesquisas que foram sendo desenvolvidas desde a iniciação científica ao doutorado. Ao trafegar por tantos caminhos possíveis de pesquisas, sempre me sentir atraído pelo tema o ensino intuitivo de Aritmética em escolas primárias, durante o final do século XIX. Ao tomar para análise a trilogia aritmética de Antonio Bandeira Trajano – Aritmética Primária, Aritmética elementar ilustrada e Aritmética progressiva –, cheguei à uma clara evidência de que o Brasil apropriou dos Estados Unidos não só um modelo pedagógico – o ensino intuitivo de Aritmética –, mas também um modelo gráfico-editorial de livro escolar. Para além disso, as três obras aqui analisadas são testemunhas das primeiras tentativas de constituição de uma pedagogia da Aritmética em escolas primárias brasileiras, a qual denominei de pedagogia prático-intuitiva.


Palavras-chave


Antonio Bandeira Trajano; Aritmética; Livro escolar; Método intuitivo; Pedagogia prático-intuitiva

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