OS MAÇONS E A MODERNIZAÇÃO EDUCATIVA NO BRASIL NO PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA REPÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

maçons e a educação, periódicos maçônicos, maçonaria brasileira, história intelectual, modernização educativa.

Resumo

A atuação de maçons no processo de modernização da educação brasileira, remonta ao século XIX, respaldada por idéias liberais e iluministas. Se consolida nas primeiras décadas do regime republicano, influenciada pelo ideário positivista e anti-jesuítico, em defesa do ensino elementar público, laico e obrigatório. No Brasil, a Maçonaria adaptou-se às condições específicas e necessidades regionais de onde se instalou. Portanto ela não deve ser compreendida num sentido unívoco, sendo mais fácil identificar a ação e engajamento ideológico de maçons e não da Maçonaria propriamente dita. O presente estudo, fundamentado pela História Cultural, privilegia o uso de periódicos maçônicos e busca destacar práticas políticas dos maçons como intelectuais, gestores, legisladores, escritores, jornalistas e professores, bem como as Lojas Maçônicas como potenciais espaços de sociabilidades e organização ideológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giana Lange do Amaral (Brasil), Universidade Federal de Pelotas

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista PQ2/CNPQ.

Referências

AGULHON, Maurice. Pénitents et francs-maçons de l’ancienneProvence. Paris: Seuil, 1968.

AMARAL, Giana Lange do. O Gymnasio Pelotense e a Maçonaria: uma face da história da educação em Pelotas. 2ª ed. Pelotas: Seiva Publicações, 2005.

AZEVEDO, Célia M. Marinho de. Maçonaria: história e historiografia. Revista USP, São Paulo: v.32, dez/fev. 1997, p. 178-189.

BASTOS, Maria Helena C. Apresentação: a Liga do Ensino no Brasil e a Revista Liga do Ensino (1883-1884). Revista História da Educação/ASPHE. Pelotas: Fae/UFPel, v. 11, n.21, jan./abr.. 2007, p. 225-246.

BENIMELI, J.; CAPRILE, G.; ALBERTON, V. (1983) Maçonaria e Igreja Católica: ontem hoje e amanhã. 2ed. São Paulo: Paulinas.

BOLETIM DO GRANDE ORIENTE DO BRAZIL. (1871) Jornal Official da Maçonaria Brasileira. Num. 1, Dezembro, 1°anno. Disponível em

_______________________(1883) Jornal Official da Maçonaria Brasileira. Num. 7 a 9. 12º anno.

CASTELLANI, José. A Maçonaria e o movimento republicano brasileiro. São Paulo: Editora Traço, 1989.

CANAL, Jordi. Maurice Agulhon e a categoria sociabilidade, Revista Ler História [on line], 68 | 2015. Disponível em http://lerhistoria.revues.org/1780. Acesso em 26 jan.2017.

CHARTIER, Roger. História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel.

CHAUNU, Pierre; DUBY, Georges; LE GOFF, Jaques; NORA, Pierre e outros. Ensaios de Ego-história. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1987.

GOMES, Ângela de Castro. A Grande Aliança de Ana de Castro Osório: um projeto político-pedagógico fracassado. Estudos do Século XX, n.11, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011.

GUIMARÃES, Farias. O que é maçonaria? Pelotas: Loja Simbólica Fraternidade, 1946.

FIGUEIREDO Joaquim Gervásio de. Dicionário de maçonaria. Seus mistérios, ritos, filosofia, história. São Paulo: Editora Pensamento, 1996.

HABERMAS, Jürgen. La Constelación Posnacional: ensayos políticos. Barcelona/Buenos Aires/México:Paidós, 2000.

LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. Fontes Históricas. In: PINSKI, Carla B. (org.). São Paulo: Contexto, 2005, p. 111 - 153

MAGALHÃES, Justino. Da cadeira ao banco: escola e modernização (séculos XVIII-XX). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2010.

MARQUES, A. H. de Oliveira. Dicionário da Maçonaria Portuguesa. Lisboa: Editorial Delta, 1986.

MOREL, Marco. Sociabilidades entre Luzes e sombras: apontamentos para o estudo histórico das maçonarias da primeira metade do século XIX. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, nº 28, 2001, p. 3-22, 2001.

MOREL, Marco; SOUZA, Françoise Jean de Oliveira. O poder da maçonaria: a história de uma sociedade secreta no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

O TEMPLÁRIO (1920-1935). Órgão das Lojas Unidas “Honra e humanidade, Rio Branco e Lealdade”. Pelotas, RS.

Downloads

Publicado

2017-09-16

Como Citar

do Amaral (Brasil), G. L. (2017). OS MAÇONS E A MODERNIZAÇÃO EDUCATIVA NO BRASIL NO PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA REPÚBLICA. Revista História Da Educação, 21(53), 56–71. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/71642

Edição

Seção

Dossiê "Discursos e itinerários de modernização educativa no espaço luso-brasileiro"