TOBIAS BARRETO DE MENEZES E A EDUCAÇÃO PARA UM BRASIL MODERNO (SÉCULO XIX)
Palavras-chave:
Educação brasileira no século XIX, educação superior feminina, educação para o trabalho, história intelectual, Tobias Barreto de Menezes.Resumo
No campo da História da Educação que vem se consolidando e que tem por objeto os intelectuais, vários são os autores que intentam desvelar seus meandros como que dando corpo a ele, incluindo um viés metodológico. Busco neste estudo destacar ideias, propostas e práticas de Tobias Barreto de Menezes, um dos autores expoentes do oitocentos brasileiro, assim como entender as questões educacionais do período, em especial no nordeste brasileiro. Nesse sentido, a análise empreendida busca articular as principais expressões desse autor em prol da educação superior feminina e da educação para o trabalho com vistas a um Brasil moderno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.