TOBIAS BARRETO DE MENEZES E A EDUCAÇÃO PARA UM BRASIL MODERNO (SÉCULO XIX)

Autores

  • Raylane Andreza Dias Navarro Barreto (Brasil) Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação brasileira no século XIX, educação superior feminina, educação para o trabalho, história intelectual, Tobias Barreto de Menezes.

Resumo

No campo da História da Educação que vem se consolidando e que tem por objeto os intelectuais, vários são os autores que intentam desvelar seus meandros como que dando corpo a ele, incluindo um viés metodológico. Busco neste estudo destacar ideias, propostas e práticas de Tobias Barreto de Menezes, um dos autores expoentes do oitocentos brasileiro, assim como entender as questões educacionais do período, em especial no nordeste brasileiro. Nesse sentido, a análise empreendida busca articular as principais expressões desse autor em prol da educação superior feminina e da educação para o trabalho com vistas a um Brasil moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto (Brasil), Universidade Tiradentes

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós doutoramento na Universidade de Lisboa. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade, História e Memória-GPSEHM.

Downloads

Publicado

2017-09-16

Como Citar

Barreto (Brasil), R. A. D. N. (2017). TOBIAS BARRETO DE MENEZES E A EDUCAÇÃO PARA UM BRASIL MODERNO (SÉCULO XIX). Revista História Da Educação, 21(53), 38–55. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/71344

Edição

Seção

Dossiê "Discursos e itinerários de modernização educativa no espaço luso-brasileiro"