John Dewey, um comunista na escola nova brasileira: a versão dos católicos na década de 1930

Autores

  • Marcus Vinicius da Cunha Unesp.
  • Viviane Cunha Unesp.

Resumo

 

Este artigo analisa o discurso referente à Jonh Dewey e à Escola Nova publicado no periódico A Ordem (1930-1934), editado por intelectuais católicos brasileiros. O objetivo é discutir os argumentos dos autores em sua crítica ao pragmatismo deweyano e às proposições pedagógicas renovadoras.

Palavras-chave: escola nova, pensamento educacional católico, educação brasileira (história).

 

Abstract

This article analyses the discourse about John Dewey and the New School published by the periodic A Ordem (1930-1934), edited by Brazilian catholic intellectuals. Its aim is to discuss the arguments against deweyan pragmatism and the new pedagogical purposes.

Keywords: new school, catholic educational thinking, brazilian education (history).

 

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Biografia do Autor

Marcus Vinicius da Cunha, Unesp.

Marcus Vinicius da Cunha é pesquisador do CNPq, professor adjunto do Departamento de Psicologia da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras, Unesp/Araraquara.

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Publicado

2012-07-10

Como Citar

Cunha, M. V. da, & Cunha, V. (2012). John Dewey, um comunista na escola nova brasileira: a versão dos católicos na década de 1930. Revista História Da Educação, 6(12), 119–142. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30572

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo