Notas sobre linguagem, texto e pesquisa histórica em educação

Autores

  • Maria do Rosário Longo Mortatti Unesp.

Resumo

 

Com o objetivo de contribuir para a discussão acerca dos problemas e possibilidades da pesquisa histórica em educação, apresentam-se nestas notas, com base na concepção interacionista de linguagem, reflexões problematizadoras sobre as relações entre as atividades de leitura e produção de textos e os processos: de recuperação, reunião, seleção e análise de fontes documentais escritas; de produção do texto final (monografia, dissertação ou tese) em que se materializa discursivamente o objeto de investigação; e de constituição do sujeito desse discurso.

Palavras-chave: linguagem, texto, pesquisa histórica em educação.

 

Abstract

In order to contribute for the discussion on problems and possibilities of the historical research in education, it is shown in this text, based upon a linguistic interactional conception, reflexions about relations among the activities of reading and writing texts and the process of: recovering, reuniting, selecting and analyzing documental sources; producing the final text; and constituting the discours subject.

Keywords: language, text, historical research in education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Rosário Longo Mortatti, Unesp.

Professora Adjunta - Departamento de Didática - Unesp/Marilia; coordenadora do Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Mortatti, M. do R. L. (2012). Notas sobre linguagem, texto e pesquisa histórica em educação. Revista História Da Educação, 3(6), 69–77. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30258

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo