Resenha do livro: (Des)Arquivar: arquivos pessoais e ego-documentos no Tempo Presente

Autores

Palavras-chave:

arquivos pessoais, ego-documentos, intelectuais da educação

Resumo

“O trabalho com esse material ao longo de minha trajetória e o encantamento pelos seguros indícios de vida ali presentes e nunca abandonados acabaram por fazer de mim uma historiadora dessas coisas ditas ordinárias” (p.12). É assim que Maria Teresa Santos Cunha anuncia os propósitos do livro de sua autoria e declara suas afinidades historiográficas. Essas palavras, que estão logo nas primeiras páginas de “(Des)Arquivar”, incitam à leitura da obra que reúne produções acadêmicas representativas dos percursos da autora.

Ao apreciar cada artigo, como não se deixar comover pelas abordagens sensíveis e fecundas desenvolvidas por Maria Teresa? Como não se emocionar ao perceber os frutos de pesquisas de muitos anos em que guardou, garimpou, manuseou, leu e examinou papeis da ordem do comum, outrora desprezados pela historiografia?  

Partilhando dos postulados da História do Tempo Presente, o livro está organizado em duas partes. Na primeira, apresentam-se  estudos acerca de arquivos pessoais, na sequência, resultados de pesquisas  sobre “documentos da intimidade”: cartas, diários, álbuns e cadernos. Entre uma e outra parte, somos presenteados com imagens que ilustram as materialidades investigadas: capas de álbuns de recordações, capas de cadernos dos anos 1960, nos quais muitos diários foram escritos, diários pessoais, cartas, cadernos de planejamento, álbum de poesias, cadernos escolares, fotos dos arquivos de Elpídio Barbosa e de Lucas Boiteux.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doris Bittencourt Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Professora de História da Educação  da Faculdade de Educação e no Programa de Pósgraduação em Educação/UFRGS

Downloads

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Almeida, D. B. (2021). Resenha do livro: (Des)Arquivar: arquivos pessoais e ego-documentos no Tempo Presente. Revista História Da Educação, 25, e110244. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/110244

Edição

Seção

Resenha / Digest / Reseña