A modernidade pedagógica nas repúblicas do Rio da Prata: o olhar do viajante Nestor dos Santos Lima (1923)

Autores

Palavras-chave:

História da Educação, Modernidade Pedagógica, Viagens Pedagógicas, Nestor Lima.

Resumo

O nosso estudo se dedica à análise das representações de Nestor dos Santos Lima sobre a organização escolar nas Repúblicas do Rio da Prata a partir de sua viagem pedagógica, realizada no ano de 1923, às cidades de Buenos Aires e Montevidéu. O intelectual norte-rio-grandense Nestor dos Santos Lima se destacou no cenário estadual e nacional pela sua atuação enquanto educador, advogado e historiador, e pela sua participação nas diferentes e mais relevantes instituições educacionais e culturais do Estado durante a primeira metade do século XX. Nosso referencial teórico é composto pelas contribuições de Roger Chartier, Michel de Certeau e Jean François Sirinelli. O corpus documental para a pesquisa se constitui, principalmente, pelo relatório da viagem produzido pelo intelectual. A partir do olhar do viajante, foi possível identificar os principais elementos que caracterizavam a organização do ensino, sobretudo primário e normal, nas cidades visitadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo (Brasil), UFRN

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN), sob orientação da Professora Drª Olívia Morais de Medeiros Neta. Mestre em Educação pelo PPGED/UFRN (2020). Possui especialização em Formação Docente para o Ensino Superior pelo Centro Universitário FACEX (2016), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (2013) e graduação em Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação; história e historiografia da educação e história intelectual. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero.

Olívia Morais Medeiros Neta (Brasil), UFRN

Possui doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É defensora da escola pública e sócia da ANPUH, da SBHE e da ANPED. Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America - HistELA (ISSN 2596-0113). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, história e espaços, teoria e metodologia, historiografia e educação profissional.

Downloads

Publicado

2021-10-22

Como Citar

Azevedo (Brasil), L. P. de M. C., & Medeiros Neta (Brasil), O. M. (2021). A modernidade pedagógica nas repúblicas do Rio da Prata: o olhar do viajante Nestor dos Santos Lima (1923). Revista História Da Educação, 25, e108743. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/108743

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo