Independência, democracia e formação no discurso da Associação Brasileira de Educação: 1927-1945

Autores

  • Carlos Eduardo Vieira (Brasil) UFPR

Palavras-chave:

Independência, Democracia, Formação, Associação Brasileira de Educação, Discurso Educacional

Resumo

Neste artigo nos propomos a discutir as relações e as variações semânticas da tríade conceitual independência, democracia e formação do povo brasileiro. Para isso, analisaremos o discurso enunciado pela Associação Brasileira de Educação (ABE), entre os anos de 1927 e 1945. Nas conclusões buscamos demonstrar que o discurso sobre a formação do povo brasileiro teve como um dos seus objetivos a consolidação do Estado-nação, todavia essa formulação não incluía a promoção da participação política da população.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Vieira (Brasil), UFPR

Professor Titular de História da Educação na UFPR, atuando no Programa de Pós-Graduação na Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação, desde 1998. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desde 2002. Doutor em História e Filosofia da Educação (PUC-SP-1998). Pós-doutorado nas Universidades de Stanford-EUA (2015) e Cambridge-UK (2008); Lidera os Diretórios dos Grupos de Pesquisa do CNPq História da Educação: Instituições, Intelectuais e Culturas Escolares no Paraná e Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE). Atuou como Professor Visitante na Stanford University (USA-2015); University of London, Institute of Education (UK - 2009); University of Cambridge, Faculty of History (UK - 2008); Università Degli Studi di Firenze (ITÁLIA-1996). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE (2015-2019) e Coordenador do Grupo de Trabalho de História da Educação da ANPED (2005-2007). Foi editor da Revista Brasileira de Educação (RBE-ANPED - 2013-2016); Foi Bolsista da CAPES (Programa Estágio Sênior) em 2008 e 2015 e do British Council (2009). Pesquisa e orienta nos campos da História Intelectual, dos Conceitos e da Educação, privilegiando as seguintes temáticas: Intelectuais, Linguagens, Conceitos e Discursos Educativos; Modernidade e Educação; Imprensa Periódica e Educação; e Historiografia. http://orcid.org/0000-0001-6168-271X (Texto informado pelo autor)

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Vieira (Brasil), C. E. (2021). Independência, democracia e formação no discurso da Associação Brasileira de Educação: 1927-1945. Revista História Da Educação, 25, e106131. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/106131

Edição

Seção

Dossiê "Independência e instrução no Brasil, Chile e nos Estados Unidos da América"