O Congresso Pedagógico do Pará: um projeto educacional na Primeira República (1895-1897)

Autores

Palavras-chave:

Estado do Pará, Primeira República, Instrução Pública, Congresso Pedagógico

Resumo

Este trabalho se dedica a investigar o Congresso Pedagógico do Pará a partir do momento em que educadores e demais interessados reuniram-se para preparar sua realização como um grande evento, desde 1895 até 1897. Como fontes documentais, utilizamos a legislação vigente, periódicos e mensagens de governadores do estado. Entretanto, constatamos que a ideia de criação de um espaço de participação e debate educacional e pedagógico, como foi o caso do congresso, não implicou na melhoria da qualidade do ensino.

Palavras-chave: Estado do Pará, Primeira República, Instrução Pública, Congresso Pedagógico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Damasceno (Brasil), UFPA

Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor Titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA. Professor do Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da UFPA. Pesquisador em História da Educação e Planejamento Educacional. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Damasceno (Brasil), A. (2021). O Congresso Pedagógico do Pará: um projeto educacional na Primeira República (1895-1897). Revista História Da Educação, 25, e104836. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/104836

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo