O valor da narrativa dos infames para a História da Educação

Autores

Palavras-chave:

história da educação, história oral, memória, ex-alunos, infames

Resumo

Alinhados à História Cultural, pautamos a inclusão das memórias dos ex-alunos na História da Educação e a importância dos discursos de grupos menos valorizados, atribuindo-lhes uma centralidade nem sempre conferida pela memória oficial. Singulares, permitem esclarecer questões que as fontes prioritariamente usadas não permitem. Problematizamos o lugar dos infames na historiografia educacional brasileira revisando o debate que cristaliza versões gerais em contraposição a versões particulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Franco Rios (Brasil), Universidade Federal de Pelotas

Possui doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Educação Matemática, da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em "Educação Matemática" e em "Ensino de Ciências e Matemática".  Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática, história da matemática, memória, história da formação de professores de matemática.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Rios (Brasil), D. F., & Pereira (Brasil), M. V. (2021). O valor da narrativa dos infames para a História da Educação. Revista História Da Educação, 25, e104118. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/104118

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo