A Reforma de Córdoba, movimentos estudantis e seus impactos para o ensino superior na América Latina

Autores

  • Gustavo Menon (Brasil) Doutor pelo PROLAM-USP. Docente no Centro Universitário SENAC - Santo Amaro e na Faculdade de Guarulhos. http://orcid.org/0000-0003-1057-027X

Palavras-chave:

Reforma de Córdoba, Universidades na América Latina, Reforma Universitária

Resumo

O presente estudo visa problematizar o levante da Reforma Universitária de Córdoba, na Argentina, em 1918, e seus consequentes impactos para as Universidades da América Latina ao longo do século XX. Para isso, o artigo analisa o manifesto proclamado pelos estudantes e, acima de tudo, pensa os efeitos da insurreição estudantil para a formulação das estruturas universitárias na região. Por último, a pesquisa demonstra como a Reforma de Córdoba foi determinante para o continente, mesmo possuindo efeitos tardios perante o debate do ensino superior brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Menon (Brasil), Doutor pelo PROLAM-USP. Docente no Centro Universitário SENAC - Santo Amaro e na Faculdade de Guarulhos.

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - PROLAM/USP
Mestre no Programa de Estudos de Pós-Graduados em Ciências Sociais na PUC-SP
Cientista Social pela PUC-SP
Pesquisador do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais - NEILS/PUC-SP e no Centro Ibero-Americano da Universidade de São Paulo - CIBA/USP. 

Docente no SENAC-SP e na Faculdade de Guarulhos

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Menon (Brasil), G. (2021). A Reforma de Córdoba, movimentos estudantis e seus impactos para o ensino superior na América Latina. Revista História Da Educação, 25, e103376. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/103376

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo