As sensibilidades na pesquisa em História da Educação: delineamentos a partir do acervo da historiadora Sandra Jatahy Pesavento

Autores

Palavras-chave:

Sensibilidades, Acervo Sandra Jatahy Pesavento, Método de análise histórica

Resumo

O texto aborda uma faceta do vasto campo da História das Sensibilidades na pesquisa em História da Educação, tendo como ponto de partida o material constitutivo do acervo pessoal e intelectual da historiadora Sandra Jatahy Pesavento que está depositado no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), em Porto Alegre. Para isso, apresenta de forma sucinta o acervo e seus componentes, traça um panorama geral de algumas reflexões sobre as sensibilidades na História da Educação e desemboca na argumentação sobre o campo das Sensibilidades enquanto método de análise histórica, a partir das contribuições de Pesavento e em interface com a História da Educação.

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Biografia do Autor

Nádia Maria Weber Santos (Brasil), Universidade Federal de Goiás

Bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq. Pós-doutorado (Estágio Sênior, bolsista CAPES) na Université Laval (Québec/Canadá). Possui doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980).Fez doutorado sanduíche na EHESS de Paris em 2003. Possui Título de Especialista em Psiquiatria pela ABP desde 1997. Contemplada com Bolsa de Estudo e Pesquisa (Faculty Enrichment Program) pelo Conselho Internacional de Estudos Canadenses, com viagem de estudo à cidade de Québec, Universidade de Laval, em 2012. ATUALMENTE: Professora visitante no PPG Interdisciplinar em Performances Culturais da UFG (Goiânia); Membro pesquisadora do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, sendo curadora do acervo Sandra Jatahy Pesavento nesta instituição (atividade não remunerada). Coordenadora do GT de História Cultural da ANPUHRS (Gestão 2018-2020). Pesquisadora associada do EFISAL (Équipe des fonctions imaginaires et sociales des arts et des littératures) ligada à EHESS de Paris (atividade não remunerada). SOCIEDADES, ASSOCIAÇÕES, COMITÊS E CONSELHOS: Membro do Comitê Científico do GT Nacional de História Cultural da ANPUH de 2010 a 2016. Coordenadora do GT de História Cultural da ANPUHRS, GESTÃO 2006-2008 E GESTÃO 2010-2012; vice-coordenadora na GESTÃO 2004-2006 e GESTÃO 2012-2014. Membro do GT História e Saúde - ANPUHRS. Membro da Sociedade Brasileira da HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA. Desde setembro de 2010 é membro da ISCH (International Society for Cultural History). Membro da AHILA (Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus), com sede na University of Liverpool, integrando o GT de "Historia de la ciencia, la Tecnologia y la Medicina en America Latina". Associada ao ACFAS (Association francophone pour le savoiir), desde fevereiro 2013. Membro associada ao AIEQ - Association internationale des études québécoises, Quebec, Canadá. Membro do Conselho editorial da editora Edições Verona (SP), coordenando a coleção "Patrimônio e sensibilidades". Faz parte do conselho editorial da revista ARTELOGIE, vinculada ao CNRS e EHESS - PARIS. EXPERIÊNCIA EM PESQUISA E ENSINO: na área de História, com ênfase em História Cultural e História das Sensibilidades, História da Psiquiatria e a relação Arte-Loucura; na área de Medicina/Psiquiatria e Psicologia Analítica; na área de Memória Social e Bens Culturais, Patrimônio e Acervos (arquivos pessoais); na área Interdisciplinar, onde pesquisa e relaciona produtos de Comunicação pública (acervos, performances culturais, imagens), de Paisagens urbanas (turismo cultural, performances urbanas, memórias urbanas, produtos artísticos) e da História da Psiquiatria (cartas, literatura de emergência, produtos artísticos dos loucos, sensibilidades e memória) com a História Cultural e das Sensibilidades.

Maximiano Martins de Meireles (Brasil), Secretaria Municipal de Educação / Tucano - BA

Doutor em Educação e Contemporaneidade/UNEB.
Graduação em Letras Vernáculas/UNEB. Professor da Educação Básica e de cursos de Especialização em instituições particulares.

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Publicado

2021-02-22

Como Citar

Santos (Brasil), N. M. W., & Meireles (Brasil), M. M. de. (2021). As sensibilidades na pesquisa em História da Educação: delineamentos a partir do acervo da historiadora Sandra Jatahy Pesavento. Revista História Da Educação, 25, e102367. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/102367

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo