Os sentidos históricos na constituição de um projeto de educação e de formação do ser professor

Autores

Palavras-chave:

Projeto de educação. Sentidos de educação. Sentidos de ser professor. Trabalho docente.

Resumo

Este trabalho resulta de pesquisa bibliográfica sobre o pensamento pedagógico contemporâneo. Questiona-se sobre quais sentidos históricos da educação brasileira têm constituído um projeto de escola/educação e as marcas históricas do ser professor. O objetivo é investigar, no pensamento político pedagógico da educação brasileira, os aspectos de educação que determinam um projeto educacional e de ser professor. A historicidade da educação brasileira e do ser professor permite compreender o presente que possibilite a construção de um projeto societário de caráter emancipador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro Silva (Brasil), Universidade de Brasília - UnB - Faculdade de Educação

Professora Associada da Universidade de Brasília

Departamento de Administração e Planejamento da Educação/PAD

 Pesquisadora Produtividade do CNPq

Quérem Dias de Oliveira Santos (Brasil), Universidade de Brasília

Mestre em Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora do Gepfape. Doutoranda em Educação

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Silva (Brasil), K. A. C. P. C., & Santos (Brasil), Q. D. de O. (2021). Os sentidos históricos na constituição de um projeto de educação e de formação do ser professor. Revista História Da Educação, 25, e101992. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/101992

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo