Higiene Brasileira: as lições de Belisário Penna para as Escolas Normais

Autores

  • Leonardo Dallacqua de Carvalho (Brasil) Doutor em História pela Casa de Oswaaldo Cruz/FIOCRUZ-RJ. Professor no Programa de Pós Graduação em História, Cultura e Poder da Unissagrado. Coordenador do Laboratório de Estudos em História da saúde e das doenças, na Universidade Estadual do Piauí. http://orcid.org/0000-0002-7893-3092

Palavras-chave:

Belisário Penna, Saneamento, Educação higiênica, Nação

Resumo

Higiene Brasileira, de autoria do médico sanitarista Belisário Penna, deveria ser uma publicação destinada aos professores das escolas normais de São Paulo. Encomendado pelo governador Washington Luís, o livro versaria lições sobre biologia e saúde pública, ligadas à higiene e ao saneamento. No entanto, Higiene Brasileira nunca foi publicado. O esboço do livro inédito encontra-se no Fundo Pessoal Belisário Penna, sob a guarda do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz. Assim, procuro investigar o documento e relacionar o seu conteúdo às preocupações do sanitarista brasileiro ao escrever uma obra voltada às escolas normais. O artigo observa como temas ligados à trajetória de Penna como saneamento, combate ao alcoolismo, educação, política e saúde pública fizeram parte da discussão do livro.

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Biografia do Autor

Leonardo Dallacqua de Carvalho (Brasil), Doutor em História pela Casa de Oswaaldo Cruz/FIOCRUZ-RJ. Professor no Programa de Pós Graduação em História, Cultura e Poder da Unissagrado. Coordenador do Laboratório de Estudos em História da saúde e das doenças, na Universidade Estadual do Piauí.

Doutor em História pela Casa de Oswaaldo Cruz/FIOCRUZ-RJ.
Professor no Programa de Pós Graduação em História, Cultura e Poder da Unissagrado.
Coordenador do Laboratório de Estudos em História da saúde e das doenças, na Universidade Estadual do Piauí.

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Publicado

2021-02-22

Como Citar

Carvalho (Brasil), L. D. de. (2021). Higiene Brasileira: as lições de Belisário Penna para as Escolas Normais. Revista História Da Educação, 25, e100569. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/100569

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo