Higiene Brasileira: as lições de Belisário Penna para as Escolas Normais
Palavras-chave:
Belisário Penna, Saneamento, Educação higiênica, NaçãoResumo
Higiene Brasileira, de autoria do médico sanitarista Belisário Penna, deveria ser uma publicação destinada aos professores das escolas normais de São Paulo. Encomendado pelo governador Washington Luís, o livro versaria lições sobre biologia e saúde pública, ligadas à higiene e ao saneamento. No entanto, Higiene Brasileira nunca foi publicado. O esboço do livro inédito encontra-se no Fundo Pessoal Belisário Penna, sob a guarda do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz. Assim, procuro investigar o documento e relacionar o seu conteúdo às preocupações do sanitarista brasileiro ao escrever uma obra voltada às escolas normais. O artigo observa como temas ligados à trajetória de Penna como saneamento, combate ao alcoolismo, educação, política e saúde pública fizeram parte da discussão do livro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.