Notícias

[CHAMADA] Propostas de Dossiê temático 2020

 

A AEDOS - Revista do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ISSN 1984-5634), publicação eletrônica semestral de caráter público, convida aos membros da comunidade acadêmica e pesquisadores a apresentarem propostas de dossiês temáticos. Serão selecionados 2 (dois) dossiês, para publicação nas edições 2020/1 e 2020/2 da revista.

Veja o Edital. 

 
Publicado: 2019-06-23 Mais...
 

[CHAMADA] Abertura para artigos a serem publicados no Dossiê 2019/2

 

A Aedos, revista do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, tem a satisfação de divulgar a chamada para seu próximo dossiê temático, intitulado "Mulheres: biografias e trajetórias". As submissões de artigos para o dossiê poderão ser realizadas até o dia 27/09/2019.

Organizadores: Dra. Elenita Malta; Dr. Jocelito Zalla; Dra.Mônica Karawejczyk.

 

A proposta do dossiê pode ser conferida abaixo:

Objetivos e enfoque pretendido: As mulheres foram, por muito tempo, invisibilizadas como sujeitos históricos. Sua presença quase não é notada em grande parte da historiografia tradicional. Nas últimas décadas, temos observado esforços de  pesquisadoras/escritoras/historiadoras/es para sanar essa demanda. Para Margareth Rago, a valorização da presença da mulher na história também pode ser creditada ao ingresso feminino nas universidades, a partir dos anos 1970, levando com elas um conjunto de temas e problematizações próprio do universo feminino (RAGO, 1998, p. 90). Paralelamente, na esteira da renovação da história política, ocorreu o chamado retorno da biografia (LEVILLAN, 2003) bem como a proposição da chamada “nova história” que gerou uma ampliação e a diversificação dos temas, das fontes e dos problemas no campo (LE GOFF, NORA [1974], 1995). No entanto, trata-se de uma biografia renovada, acompanhada da volta da ação do sujeito na história, como forma de crítica ao paradigma estruturalista (SCHMIDT, 2012). Nesse sentido é que devem ser consideradas as trajetórias de mulheres, que aqui são entendidas como um conjunto de eventos que fundamentam a vida de uma pessoa, ou a “série de posições sucessivamente ocupadas por um mesmo agente” no espaço social (BOURDIEU, 2005, p. 189).

Temas: Aceitam-se artigos que trabalhem com a escrita de biografias e/ou trajetórias de mulheres a partir de uma gama variada de abordagens e perspectivas, ou que usem biografias e trajetórias de mulheres como fontes ou objetos de pesquisa, estabelecendo intersecções com outras áreas do conhecimento, como as ciências sociais, a teoria literária, as artes, a política, os estudos de gênero, a filosofia, entre outros. São bem-vindos também textos de cunho teórico-metodológico que tratem problemas-chave para os estudos biográficos, a partir de trajetórias de vidas femininas, tais como a interação entre sujeito e contexto, determinação e agency, coerência e multiplicidade do eu, escritas e práticas de si, sujeito representativo/excepcional, narrativa.

Palavras-chave: Mulheres, biografia, trajetória, memória, esquecimento.


 
Publicado: 2019-06-21
 

Resultado do edital de dossiê temático

 

A Revista Aedos tem a satisfação de anunciar o resultado do Edital de Seleção para o Dossiê Temático que comporá nossa edição de número 25, no segundo semestre de 2019.

Recebemos, ao todo, 10 propostas de dossiês, enviadas por colegas de diversas instituições brasileiras. As temáticas presentes nas propostas foram bastante variadas, abordando os mais diferentes tópicos sobre o conhecimento histórico.

Após votação, realizada nos termos do edital, foi selecionada a proposta "Mulheres: biografias e trajetórias" de autoria dos colegas Elenita Malta, Jocelito Zalla, Mônica Karawejczyk.

Agradecemos a todos pela participação e parabenizamos os autores da proposta escolhida.

 
Publicado: 2019-03-15
 
1 a 3 de 3 itens