[NOVA EDIÇÃO!] Histórias do Brasil e(m) dimensões afro-indígenas (v. 16, n. 35, 2024)
Este dossiê objetiva dimensionar experiências, estratégias e práticas cotidianas de pessoas e comunidades negra e indígena ao longo da História do Brasil, destacando a potencialidade de novas leituras sobre as articulações políticas e socioculturais e os modos de existência simultânea envolvendo esses sujeitos, a partir do campo das relações afro-indígenas. Esta dimensão ganha maiores contornos analíticos em vista de reflexões críticas e renovações na agenda historiográfica que, nos últimos anos, proporcionam novas interpretações para a escrita da história do Brasil e uma ampliação das narrativas históricas sobre (e com) os sujeitos negros/as e indígenas, para além da dita subalternidade imposta pelo colonialismo, racismo e suas violências epistemológicas. Esses olhares e seus percursos de pesquisa revigorados têm questionado e tensionado a historiografia brasileira, assinalando novos entendimentos sobre a historicidade das agências e protagonismos de pessoas negras e indígenas e os seus legados socioculturais para a formação do Brasil. Outras imersões que centralizam vivências, narrativas, conhecimentos e trajetórias plurais que envolvem povos indígenas e populações negras/afrodiaspóricas.
Esta edição conta com 25 artigos temáticos, 01 resenha e 01 entrevista. Com uma procura e uma quantidade tão significativas com relação ao tema, a Aedos e seu Conselho Editorial está extremamente feliz de fazer parte de um trabalho tão primoroso.
Sobre os proponentes:
Benedito Emílio da Silva Ribeiro é professor Substituto da Faculdade de História (UFPA/Campus Bragança). Mestre em Diversidade Sociocultural pelo Museu Paraense Emílio Goeldi. Integrante da Rede de HistoriadorXs NegrXs, do GT Os Índios na História – ANPUH e do GT Emancipações e Pós-abolição – ANPUH.
Maria Roseane Corrêa Pinto Lima é professora Adjunta da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará (UFPA/Campus de Bragança) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHistória-UFPA/Ananindeua). Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora nacional do GT Emancipações e Pós-abolição – ANPUH e integrante da Rede de HistoriadorXs NegrXs.
O acesso a este dossiê pode ser feito através do link:
v. 16 n. 35 (2024): História do Brasil e(m) dimensões afro-indígenas | Revista Aedos (ufrgs.br)
Boas leituras!
A idealização da arte da capa desta edição é de autoria da ilustradora Alexya Queiroz, que cedeu seu trabalho para a utilização como capa deste dossiê e originalmente intitulada "Boi no coreto", Bragança (PA), junho de 2023. A etapa gráfica do trabalho foi desenvolvida pelo graduando em história Gabriel Araújo (UFPA/Campus Bragança). A Aedos agradece a confiança e disponibilidade em tornar esse trabalho e essa capa possíveis.