Discurso gráfico como ferramenta de produção de significação na comunicação organizacional

Marlene Branca Sólio

Resumo


Mais do que em qualquer tempo, a sociedade contemporânea é regida por sistemas organizacionais. Paralelamente, ela elegeu como norteadores de seu desenvolvimento, de sua própria evolução, os sistemas de informação prioritariamente centrados na imagem. Assim, o presente estudo reflete sobre os deslocamentos e mesmo sobre inversões que privilegiam o discurso imagético em detrimento do discurso editorial em peças da comunicação organizacional como os balanços sociais.

 


Palavras-chave


Discurso editorial; discurso gráfico; balanços sociais

Texto completo:

PDF




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)