Impactos Socio-culturais de Telecentros Comunitários: o caso do Telecentro Chico Mendes

Patrícia Mallmann Souto Pereira

Resumo


Este estudo trata de impactos de telecentros comunitários. Foi realizado através de estudo de caso. Teve como objetivo identificar os impactos do Telecentro Comunitário Chico Mendes na vida de dois usuários, a partir de suas percepções. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa, tendo sido traçado o perfil dos usuários e após a o levantamento das percepções de impacto. Em relação ao perfil dos usuários, os resultados foram: idade média entre 18 e 19 anos, baixo nível de escolaridade, a maioria freqüenta o Telecentro a partir do segundo semestre de 2003, 84% freqüentam pelo menos uma vez por semana, 32% nunca haviam tido contato com a informática. Em relação às percepções de impacto, os resultados foram: uso efetivo das TICs com aplicação em diversos campos da vida, maiores chances de sucesso no mercado de trabalho, aumento na auto-estima, maior valorização por parte da família, estímulo no relacionamento social, crescimento profissional, ocupação do tempo livre, acesso a serviços anteriormente difíceis de alcançar e inserção das TICs no cotidiano da comunidade. Conclui-se que o Telecentro é de grande importância para os usuários estudados, colaborando para promover a inclusão digital e estimular a convivência social. O baixo nível de escolaridade presente na comunidade e a deficiência do ensino representam um problema para que as pessoas interajam plenamente com as TICs.


Palavras-chave


Telecentros comunitários; impactos; inclusão digital

Texto completo:

PDF




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)