A imigração haitiana para o Brasil: causas e desafios

Autores

  • Isaias Albertin de Moraes IUPERJ
  • Carlos Alberto Alencar de Andrade IUPERJ
  • Beatriz Rodrigues Bessa Mattos IUPERJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.35798

Palavras-chave:

Haiti, Brasil, MINUSTAH, Imigração

Resumo

O artigo, primeiramente, procurou realizar um breve apanhado histórico da recente crise haitiana de 2004 bem como da atuação da comunidade internacional na prestação de auxilio por meio da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti – MINUSTAH. Posteriormente, o texto buscou apresentar o hodierno fluxo migratório de haitianos para o Brasil, suas razões, objetivos e consequências. Por fim, analisaram-se as medidas tomadas pelo governo brasileiro com vistas a lidar com a recente imigração proveniente do Haiti. As interpretações dos dados foram feitas de forma qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaias Albertin de Moraes, IUPERJ

Possui graduação Comunicação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), graduação em Comércio Exterior pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul (2010), especialização em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília - UnB (2008) e, atualmente, é mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ e pesquisador do Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Internacionais - GAPCon.

Carlos Alberto Alencar de Andrade, IUPERJ

Delegado da Polícia Civil do Amazonas. Professor de Direitos Humanos no Programa de Especialização em Segurança Pública – FAMETRO e de Direito Penal – Uninorte/Laureate. Mestrando em Sociologia pelo IUPERJ. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pelo Instituto Brasileiro de Ciência Criminais – IBCCRIM/UFAM. Especialista em Segurança Pública pela Secretária Nacional de Segurança Pública – SENASP/ UNINILTONLINS. Pós-graduado pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas – ESMAM

Beatriz Rodrigues Bessa Mattos, IUPERJ

Pesquisadora do GAPCon. Mestranda em Ciência Política e Relações Internacionais pelo IUPERJ. Especialista em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Downloads

Publicado

2013-11-01

Como Citar

de Moraes, I. A., de Andrade, C. A. A., & Mattos, B. R. B. (2013). A imigração haitiana para o Brasil: causas e desafios. Conjuntura Austral, 4(20), 95–114. https://doi.org/10.22456/2178-8839.35798

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)