ANÁLISE DA EVIDENCIAÇÃO DAS PROVISÕES E DOS PASSIVOS CONTINGENTES DAS PRINCIPAIS EMPRESAS DO SEGMENTO DE CARNE E DERIVADOS LISTADAS NA B3

Autores

  • Caio César De Castro Boneberg Borba UFRGS
  • Cassiane Oliveira Velho UFRGS

Palavras-chave:

Gestão de riscos corporativos. CPC 25. Provisões. Passivos Contingentes. Evidenciação

Resumo

Com as alterações instituídas pelas Leis nº 11.638/07 e nº 11.941/09, a convergência das normas contábeis brasileiras ao padrão internacional se tornou indispensável. Entre as mudanças apresentadas destacou-se o tratamento contábil de provisão e ao passivo contingente. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a evidenciação do passivo contingente e das provisões das maiores empresas do agronegócio do Brasil que atuam no segmento de carne e derivados de acordo com o que estabelece o CPC-25 e nas informações apresentadas na CVM entre os anos de 2012 e 2016. Para isso foi realizado uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental. O estudo examinou as demonstrações financeiras e notas explicativas das três maiores empresas do segmento de carne e derivados listadas na B3. A coleta e análise de dados tomou por base um checklist elaborado a partir do CPC 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes. Os resultados da pesquisa demonstram que as organizações estão aplicando corretamente as exigências de reconhecimento, mensuração e divulgação de provisões. Porém a evidenciação dos passivos contingentes pelas empresas não é unânime. Verificou-se que o item mais divulgado foi o de natureza trabalhista, seguido pelo de natureza tributária e cível. Conclui-se que as empresas estudadas não seguem totalmente o recomendado no CPC-25, devendo melhorar, principalmente, o que diz respeito à divulgação de seus passivos contingentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio César De Castro Boneberg Borba, UFRGS

Bacharel em Ciências Contábeis | UFRGS

Cassiane Oliveira Velho, UFRGS

Bacharel em Ciências Contábeis | UFRGS.

MSC. Engenharia de Produção | UFRGS.

MSC. Ciências Contábeis | UNISINOS.

Downloads

Publicado

2019-07-13

Como Citar

BORBA, C. C. D. C. B.; VELHO, C. O. ANÁLISE DA EVIDENCIAÇÃO DAS PROVISÕES E DOS PASSIVOS CONTINGENTES DAS PRINCIPAIS EMPRESAS DO SEGMENTO DE CARNE E DERIVADOS LISTADAS NA B3. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 18, n. 40, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/93870. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos