Relatos de experiências no PNEM-RJ e os portfólios como estratégia de registro

Regina Lúcia Cerqueira Dias, Rosane Barbosa Marendino

Resumo


Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a implementação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Rio de Janeiro. Buscou-se inicialmente relatar como foi desenvolvida a formação continuada dos professores nesse estado. Um número expressivo de professores (14942) que lecionam no Ensino Médio participaram da referida formação. Posteriormente, analisamos as narrativas sobre a formação continuada feitas pelos Formadores Regionais em portfólios. Tais relatos revelaram as impressões dos Formadores Regionais, assim como as dos Professores Orientadores de estudo que participaram da formação, sobre as repercussões do PNEM em suas vidas profissionais. Ressalta-se a riqueza das narrativas que permitiram compreender melhor a complexidade do trabalho do professor e a importância da formação continuada propiciada pelo Pacto.  


Palavras-chave


Ensino Médio

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.68414