Formação e desenvolvimento profissional de professores: elementos norteadores da ação docente na perspectiva crítico-reflexiva

Autores

  • Eunice Andrade de Oliveira Menezes Universidade Estadual do Ceará
  • Silvia Maria Nóbrega Therrien Universidade Estadual do Ceará/CNPq
  • Cicera Sineide Dantas Rodrigues Universidade Regional do Cariri-URCA/Professora
  • Giovana Maria Belém Falcao Universidade Estadual do Ceará-UECE

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.63951

Palavras-chave:

reflexão, pensamento reflexivo, formação docente, desenvolvimento profissional

Resumo

Este estudo busca realçar a importância de uma formação docente que contemple o desenvolvimento do pensamento reflexivo do professor, em nível crítico, de forma a destacá-lo como um elemento essencial à prática docente, pois defende a  ideia de que a reflexão pode favorecer novos modos de atuação do professor no processo de formação contínua, uma vez que ela orienta a ação docente quanto à  exigência que há no trajeto da profissão para o desenvolvimento de habilidades, tanto de cunho teórico quanto prático. Como referencial teórico principal, o presente estudo traz proposições de Dewey (1959), Schön (2000), Freire (2011) e Nóvoa (2007; 2009) nos pormenores da formação docente e do desenvolvimento profissional, discutindo, para tal, a relevância dos estudos da reflexividade.

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Biografia do Autor

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e mestre em educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará. Professora efetiva da rede municipal de Fortaleza, Ceará. Investiga a reflexividade como promotora de mudanças na prática profissional docente. Integra o o Programa Observatório da Educação (OBEDUC) na execução do Projeto nº 20667, intitulado Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, inscrito para o Edital 049/2012 da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Ministério da Educação (CAPES/MEC).

Silvia Maria Nóbrega Therrien, Universidade Estadual do Ceará/CNPq

Enfermeira, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990), doutorado em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha (2008). Atualmente é professor Assistente N da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de graduação em Medicina. Tem experiência na área de Educação e Saúde com ênfase em estudo sobre os sujeitos da profissão, atuando principalmente nos temas: educação superior, ensino e pesquisa, ensino e história, formação do pesquisador, profissão e práticas educativas em saúde coletiva .Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva e Coordenadora do Laboratório- LEHSC. Membro da Câmara de Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará. Membro do Conselho Editorial da Editora da UECE-EdUECE. BOLSISTA De Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Universidade Regional do Cariri-URCA/Professora

Professora Assistente - Universidade Regional do Cariri-URCA/CE. Doutoranda em Didática e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Mestre em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará- UFC. Atua na Educação, com ênfase na área de Didática. Investiga temáticas relacionadas a pedagogia, pesquisa e formação de professores; Integra o Programa Observatório da Educação (OBEDUC) na execução do Projeto nº 20667, intitulado Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID.

Giovana Maria Belém Falcao, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Mestra em Educação (UFC). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará(UECE). Integrante do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). Bolsista do Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, iniciativa apoiada pelo Programa Observatório da Educação _OBEDUC/CAPES-PES-Projeto em rede UECE, UFOP, UNIFESP -Guarulhos (Edital 2012).

Referências

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Publicado

09-08-2015

Como Citar

MENEZES, E. A. de O.; THERRIEN, S. M. N.; RODRIGUES, C. S. D.; FALCAO, G. M. B. Formação e desenvolvimento profissional de professores: elementos norteadores da ação docente na perspectiva crítico-reflexiva. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 28, 2015. DOI: 10.22456/2595-4377.63951. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/63951. Acesso em: 18 abr. 2024.