Formação e desenvolvimento profissional de professores: elementos norteadores da ação docente na perspectiva crítico-reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.63951Palavras-chave:
reflexão, pensamento reflexivo, formação docente, desenvolvimento profissionalResumo
Este estudo busca realçar a importância de uma formação docente que contemple o desenvolvimento do pensamento reflexivo do professor, em nível crítico, de forma a destacá-lo como um elemento essencial à prática docente, pois defende a ideia de que a reflexão pode favorecer novos modos de atuação do professor no processo de formação contínua, uma vez que ela orienta a ação docente quanto à exigência que há no trajeto da profissão para o desenvolvimento de habilidades, tanto de cunho teórico quanto prático. Como referencial teórico principal, o presente estudo traz proposições de Dewey (1959), Schön (2000), Freire (2011) e Nóvoa (2007; 2009) nos pormenores da formação docente e do desenvolvimento profissional, discutindo, para tal, a relevância dos estudos da reflexividade.
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