A inserção no campo profissional e as aprendizagens sobre conhecimentos de professor nos espaços e tempos dos estágios de docência

Marli Dallagnol Frison, José Claudio Del Pino

Resumo


Este texto focaliza ações de um grupo de professores em formação inicial e continuada, da escola e universidade que, via Estágio de Docência, pretendeu incorporar a pesquisa-ação no seu fazer docente. Trata de uma pesquisa que acompanhou a inserção de licenciandos no campo profissional durante o desenvolvimento de uma proposta pedagógica denominada Situação de Estudo (SE). Traz reflexões sobre as etapas do desenvolvimento profissional do professor e a influências dessas etapas na formação e no exercício da docência. Os dados foram produzidos a partir de gravações em áudio dos encontros e das entrevistas e das gravações em áudio e vídeo das aulas de estagiários. As reflexões apontam que os espaços e tempos do Estágio de Docência são os que oportunizam maiores oportunidades para a ocorrência de aprendizagem sobre conhecimentos profissionais de professores.

Palavras-chave


Formação de professores; prática pedagógica; desenvolvimento profissional; saberes docentes

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.43922