Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio

Autores

  • Daniela Bonzanini de Lima Bolsista BIC/PROPESQ - UFRGS
  • Rosane Nunes Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.22262

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Aulas práticas, Biologia, ensino-aprendizagem.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a visão dos alunos e professores em relação às aulas práticas em biologia e quanto o uso deste recurso pedagógico está envolvido na melhora do desempenho de alunos do Ensino Médio. Foram pesquisadas quatro escolas de Porto Alegre com e sem aulas práticas, utilizando questionários e análise pelo teste Qui-quadrado de comparação de proporções. Nossos resultados demonstraram: a) a presença da idéia de que aulas práticas são importantes, mesmo nos grupos de alunos que nunca tiveram este tipo de aula e b) uma possível contribuição das aulas práticas de biologia no desempenho dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Bonzanini de Lima, Bolsista BIC/PROPESQ - UFRGS

Aluna de Graduação em Ciências Biológicas

Rosane Nunes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Ciências Exatas e da Natureza, Colégio de Aplicação - UFRGS

Downloads

Publicado

08-06-2011

Como Citar

DE LIMA, D. B.; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/2595-4377.22262. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/22262. Acesso em: 27 abr. 2025.