A história recente nos livros didáticos: a ditadura militar e a questão da anistia no Brasil

Carla Simone Rodeghero, Vanderlei Machado

Resumo


O presente artigo discute maneiras de inserir a História recente do Brasil nas aulas do Ensino Médio. A partir das discussões atuais sobre a necessidade de uma nova interpretação da Lei da Anistia de 1979, o texto volta à década de 1970 para recuperar o processo de luta em prol da anistia e os limites da lei aprovada, procurando mostrar a complexidade dessa problemática e a sua fecundidade para refletir sobre o presente e o passado brasileiros. Investiga o tratamento que tem sido dado ao tema nos livros didáticos apresentados pelo Catálogo Nacional do Livro didático de 2008. Sugere, ao final, caminhos para trabalhar a anistia em sala de aula.

 

 

Palavras-chave: História do tempo presente, livros didáticos, Lei da Anistia, Ensino Médio.


Palavras-chave


História do tempo presente, livros didáticos, Lei da Anistia, Ensino Médio.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.15519