As Lutas de Matrizes Indígenas e Africanas no CEPAE/UFG

um relato de experiência nos 4º anos do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.131324

Resumo

O objetivo deste relato de experiências no CEPAE/UFG (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás) é o de discutir o conteúdo “lutas de matrizes indígenas e africanas” com crianças do 4º ano do Ensino Fundamental, no estágio em Educação Física da FEFD (Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás), dentro da constituição curricular da área, em uma pesquisa participativa. Foram articuladas para isso a relação da luta indígena mais emblemática da festa do Kuarup, no Alto Xingu, o huka-huka; na Bahia, o derruba o toco, dos Pataxós; com a matriz africana usamos os elementos da capoeira e a luta marajoara como intersecção de influência indo afrodescendente. Como aportes teóricos dialogamos com a pedagogia histórico-crítica e o experimento didático da Dramatização Pedagógica Crítica, nos quais foram considerados como instrumentos de aprendizagem das técnicas e táticas da luta coletiva. O eixo articulador percorreu a relação temática da violência – defesa pessoal – lutas, como componentes indissociáveis na produção da vida em sociedade e as formas pedagogizadas de conhecer as lutas. Foi atestado uma apreensão, compreensão e interpretação das lutas de matrizes indígenas e africana com maior propriedade vivencial do tema proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pitias Alves Lobo, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás

Graduado (1998) em Educação Física e especialista em educação física escolar (2001) pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás; mestre (2009) e doutor (2019) em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Professor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás, desde 2009.

Glauber Henrique de Almeida Souza, FEFD/UFG

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG) e mestrando pela mesma instituição em Educação Física.

Renato Júlio Ferreira Mendes Lima, FEFD/UFG

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (2022). 

Luzivaldo Oliveira dos Santos, FEFD/UFG

Licenciando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG).

Maria Gabriela Caetano de Oliveira, FEFD/UFG

Licencianda em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG).

Rogério da Costa Filho, Universidade Federal de Goiás

Licenciando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

LOBO, P. A.; SOUZA, G. H. de A.; LIMA, R. J. F. M.; SANTOS, L. O. dos; OLIVEIRA, M. G. C. de; COSTA FILHO, R. da. As Lutas de Matrizes Indígenas e Africanas no CEPAE/UFG: um relato de experiência nos 4º anos do Ensino Fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.131324. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/131324. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 2